Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Acupuntura pode reduzir sintomas da fibromialgia


Um estudo espanhol, randomizado e controlado - condições propostas para estudos científicos, avaliou a eficácia de um protocolo de acupuntura individualizada para pacientes com fibromialgia e mostrou bons resultados. A pesquisa foi publicada pelo periódico Acupuncture in Medicine.

Ensaio multicêntrico, cego para os participantes e para os analistas dos dados (nenhum dos dois sabe com qual fator está lidando), foi realizado em três centros de cuidados primários no sul da Espanha. Um total de 164 participantes, com idade superior a 17 anos, diagnosticados com fibromialgia, foram inscritos neste ensaio. 153 participantes completaram o estudo.

Os participantes foram aleatoriamente designados para a intervenção real (acupuntura individualizada - AI) ou para a intervenção sham (acupuntura sham - AS). Em ambos os grupos AI e AS, uma sessão por semana (com duração de 20 minutos) foi fornecida, além do tratamento farmacológico habitual.

O desfecho primário foi a mudança na intensidade da dor em 10 semanas de acompanhamento.

A análise dos resultados de intenção de tratar revelou que a diminuição da intensidade da dor em 10 semanas foi maior no grupo AI do que no grupo de AS.

Durante o período de acompanhamento, diferenças significativas em favor do grupo AI persistiram em 12 meses.

Neste trabalho, o tratamento com acupuntura individualizada na atenção primária em pacientes com fibromialgia mostrou-se eficaz em termos de alívio da dor, em comparação com o tratamento com placebo. O efeito persistiu por até um ano e seus efeitos colaterais foram leves e pouco frequentes. Portanto, é recomendado o uso da acupuntura individualizada em pacientes com fibromialgia.



Fonte: Acupunture in Medicine, publicação online, de 15 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário: