Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Perguntas e respostas sobre a vacina da febre amarela


O que é a vacina contra febre amarela?

A vacina contra a febre amarela é feita com o vírus vivo atenuado e aplicada por injeção subcutânea ou intramuscular na região deltoidea (braço).

A vacina contra febre amarela é segura?

Sim. A vacina vem sendo usada desde a década de 1930 e tem se mostrado bastante segura. São raros os casos em que pessoas tiveram complicações e mesmo chegam a morrer após a aplicação dela. Isso sempre aconteceu a pessoas que tomaram a vacina nos limites das condições recomendadas ou fora delas, tais como pessoas idosas ou sofrendo de outras doenças.

Quem deve tomar a vacina contra febre amarela?

A vacina da febre amarela deve ser aplicada de rotina a todas as pessoas que vivem em áreas com risco de transmissão do vírus ou que viajem para essas áreas. Também devem ser vacinadas as pessoas que precisem do Certificado Internacional de Vacinação para viajar a países que exigem esse documento.

Por quanto tempo a vacina protege contra a febre amarela?

A dose integral da vacina (0,5 ml) confere imunidade por toda a vida, a partir de 7 a 10 dias após a aplicação. Atualmente, descobriu-se que uma dose de apenas 0,1 ml (que passou a ser chamada “dose fracionada”, em comparação com a outra, dita “dose integral”) também confere imunidade igual à dose integral por, pelo menos, oito anos.

Mulheres grávidas podem tomar a vacina contra a febre amarela?

A vacina contra a febre amarela parece segura também durante a gravidez, mas deve-se seguir a regra geral de não administrar nesse período nenhuma medicação estranha à gravidez. No entanto, ela pode ser recomendada pelo médico assistente para aquelas grávidas expostas a um alto risco de contrair a doença. Recomenda-se também que as mulheres que tenham sido vacinadas evitem engravidar por no mínimo 30 dias.

Mulheres que estejam amamentando podem tomar a vacina contra a febre amarela?

De preferência, a vacina não deve ser aplicada a mulheres que estejam amamentando, porque o vírus pode ser eliminado através do leite e atingir o bebê. Se a lactante for inevitavelmente exposta a grande risco de contrair a doença e tiver de ser vacinada, deve suspender o aleitamento materno por dez dias após a vacinação.

A vacina contra a febre amarela pode ser tomada juntamente com outras vacinas?

Em pessoas que tenham feito uso recente de qualquer outra vacina com vírus atenuado (sarampo, rubéola, varicela, cólera, etc.) a vacina contra a febre amarela deve ser postergada por, no mínimo, quatro semanas.

O que fazer se a pessoa se esqueceu se já tomou a vacina contra a febre amarela?

Se a pessoa se esqueceu se já foi vacinada e não tem como comprovar isso e vai se expor ao risco de infectar-se, deve tomar uma nova dose da vacina.

Pessoas com outras doenças devem tomar a vacina contra a febre amarela?

Pessoas com febre devem adiar a vacina contra a febre amarela até que esta desapareça. A vacinação deve ser evitada nos casos de doenças agudas ainda sem diagnóstico. Pessoas com doenças crônicas descompensadas devem consultar um médico sobre a conveniência ou não da vacinação.

Como tomar a vacina contra a febre amarela se a pessoa vai viajar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação?

Para viajar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação a pessoa deve tomar a dose integral da vacina (0,5 ml) com 10 dias de antecedência do início da viagem.

Quais são os efeitos colaterais da vacina contra a febre amarela?

A vacina contra a febre amarela geralmente produz poucos (ou nenhum) efeitos colaterais. Cerca de 5% das pessoas pode desenvolver sintomas leves como febre, dor de cabeça e dor muscular. A ocorrência de reações no local de aplicação é muito infrequente. Reações de hipersensibilidade são muito raras (cerca de 8 por milhão) e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina. A ocorrência de encefalite também é raríssima (cerca de 8 por milhão) e a maioria dos casos registrados ocorreu em crianças que foram vacinadas com menos de seis meses de idade.

Se a pessoa não puder tomar a vacina como ela deve se proteger contra a febre amarela?

Se a pessoa não puder tomar a vacina contra a febre amarela, ela deve se proteger contra a picada do mosquito transmissor:

1.Evitando áreas de mata.
2.Usando roupas que cubram todo o corpo (mangas e calças compridas, golas suspensas, etc).
3.Usando repelentes.
4.Usando telas protetoras nas janelas e portas.
5.Dormindo com a proteção de mosquiteiros.

Nenhum comentário: