Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Tirando cismas: Bicarbonato de Sódio


O bicarbonato de sódio é um sal composto de íons de sódio e bicarbonato, fórmula NaHCO3. É um pó fino, branco e cristalino, solúvel em água, que tem um sabor ligeiramente salgado e alcalino, parecido com os refrigerantes (carbonato de sódio).

O bicarbonato de sódio é daquelas substâncias que têm "mil e uma utilidades". Alguns de seus principais usos são:

Na higiene pessoal:

A pasta de dente contendo bicarbonato de sódio mostrou ter um melhor branqueamento e efeito de remoção da placa bacteriana do que pastas de dentes sem esse produto. Algumas limpezas de dentes realizadas por dentistas é feita com água bicarbonatada.

Na cozinha:

Na cozinha, o bicarbonato de sódio é usado principalmente como fermento. O dióxido de carbono liberado provoca a expansão da massa e confere forma e textura características a panquecas, bolos, pães e outros alimentos. O bicarbonato de sódio pode ser usado em conjunto com ácidos, inclusive o fermento convencional, fazendo um produto mais leve e com um sabor menos ácido. A decomposição do bicarbonato de sódio pelo calor (temperatura superior a 80%) pode, por si mesma, fazer com que ele atue como fermento, liberando dióxido de carbono. O bicarbonato de sódio também pode ser usado na culinária de vegetais verdes, dando-lhes uma cor verde-clara, devido à sua reação com a clorofila, produzindo clorofilina. Também é usado para amadurecer carnes.

Na limpeza:

O bicarbonato de sódio é usado em um processo para remoção e corrosão de tintas. O processo é particularmente adequado para a limpeza de painéis de alumínio. Uma pasta feita de bicarbonato de sódio com água é recomendada como um produto de limpeza suave e útil na remoção de ferrugem de superfícies. Uma solução de bicarbonato em água morna removerá o manto da prata quando a prata estiver em contato com uma peça de papel alumínio. O bicarbonato de sódio é comumente adicionado às máquinas de lavar roupa como um substituto para o amaciante e para remover odores da roupa. O bicarbonato de sódio também é eficaz na remoção de manchas pesadas de chá e café de copos quando diluído com água morna.

Como desinfetante:

O bicarbonato de sódio tem propriedades desinfetantes fracas, mas pode ser um fungicida eficaz contra alguns organismos. Às vezes, é usado para absorver cheiros de mofo e, com esse fim, tornou-se um método confiável para vendedores de livros usados, por exemplo.

Como extintor para pequenos incêndios:

O bicarbonato de sódio pode ser usado para extinguir pequenos incêndios elétricos ao ser jogado sobre o fogo, pois o aquecimento do bicarbonato de sódio libera dióxido de carbono. No entanto, não deve ser aplicado a incêndios em frigideiras, porque a libertação repentina de gás pode fazer com que a gordura salpique. O bicarbonato de sódio é usado em extintores químicos secos de fogo como uma alternativa ao fosfato de diamônio, mais corrosivo. A natureza alcalina do bicarbonato de sódio faz dele o único agente químico seco, além de Purple-K, usado em sistemas de supressão de fogo em grande escala, instalados em cozinhas comerciais.

No controle de pragas:

O bicarbonato de sódio pode ser usado para matar baratas. O gás liberado por ele quando ingerido pelas baratas faz com que os órgãos internos delas explodam. Ele pode também ser eficaz ao controlar o crescimento de fungos, evitando o mofo.

Produção de pH alcalino:

O bicarbonato de sódio pode ser administrado em piscinas, spas e pequenos lagos de jardins para aumentar a alcalinidade desses ambientes, facilitando um pH adequado.

Nos esportes:

Pequenas quantidades de bicarbonato de sódio demonstraram ser úteis como suplemento para atletas em eventos baseados em velocidade, como corrida de distância média, que dure de cerca de até sete minutos. No entanto, é preciso cuidados com a superdosagem, pois o bicarbonato de sódio é ligeiramente tóxico.

Fabricação de alguns fogos de artifício:

O bicarbonato de sódio é um dos principais componentes dos fogos de artifício comuns, chamados de "cobra negra". O efeito é causado pela decomposição térmica, que produz gás dióxido de carbono para formar uma cinza longa, tipo cobra.

Como neutralizador de soluções ácidas indesejadas:

O bicarbonato de sódio é anfotérico (reage com ácidos e com bases). Com ácidos, libera gás CO2 como produto de reação. É comumente usado para neutralizar soluções de ácido indesejadas ou involuntariamente derramadas.

Uso veterinário:

O bicarbonato de sódio é utilizado como suplemento alimentar para gado, em particular como agente tampão para a ruminação dos animais.

Usos médicos do bicarbonato de sódio

Dissolvido em água, o bicarbonato de sódio pode ser usado como antiácido para tratar azia. Sua reação com o ácido estomacal produz sal, água e dióxido de carbono (NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2). Em aplicação intravenosa, a solução aquosa de bicarbonato de sódio às vezes é usada para casos de acidose ou quando os íons de sódio ou de bicarbonato estão insuficientes no sangue. Pode ser usado também na ressuscitação cardiopulmonar de supervisão médica. A infusão de bicarbonato é indicada para o tratamento da hipercalemia e overdoses de aspirina ou antidepressivos tricíclicos. Também pode ser aplicado topicamente como uma pasta para aliviar alguns tipos de reações a picadas de insetos. O bicarbonato de sódio também alivia as coceiras associadas à reação alérgica provocada por certas plantas como hera venenosa, carvalho venenoso ou sumac venenoso. Pode também ser adicionado aos anestésicos locais, para acelerar o aparecimento de seus efeitos e tornar a injeção deles menos dolorosa. É também usado em certas cirurgias nasais. Descobriu-se também que ele causa aumento da força óssea em pacientes que estejam perdendo cálcio na urina. Soluções do bicarbonato de sódio também foram usadas por manifestantes para aliviar os efeitos da exposição ao gás lacrimogêneo durante protestos.

Nenhum comentário: