Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Contratura muscular 


A contratura muscular é uma contração involuntária, constante e dolorosa de uma parte ou de todo o músculo. O músculo envolvido fica duro, apresenta hipertonia das fibras musculares e limita o movimento das articulações ligadas. A contratura provoca uma dor muscular que pode ser leve ou forte e pode limitar as atividades diárias.lesão,alongamento,espasmo

Há muitas causas diferentes para este distúrbio, por isso às vezes é difícil fazer o diagnóstico.

Uma contratura muscular é diferente de um alongamento ou do espasmo.

Espasmo muscular é uma forte contração involuntária do músculo, é um movimento incontrolado de uma pequena parte do músculo que pode ser vista por baixo da pele.

A distensão do músculo é um alongamento excessivo das fibras do músculo que não causa lesão, rasgos ou lacerações do tecido.

Os grupos musculares mais afetados são:

A panturrilha (gastrocnêmio e sóleo)

A parte de trás da coxa (isquiotibiais e outros flexores da perna)

Adutor e glácil (interno da coxa, especialmente em jogadores)

Área frontal da coxa (quadríceps)

Parte de trás do pescoço (músculo trapézio)

Área lombar e dorsal da coluna

Pés, mãos, braços, abdômen e nádegas, mas neste último caso é muitas vezes confundida com a síndrome do piriforme.

Raramente se observam contraturas nos músculos adutores (virilha ou parte interna da coxa) ou nos peitorais.


Causas da contratura no músculo

Existem muitas causas possíveis de contratura muscular e cada uma depende das factores predisponentes, da parte do corpo onde ocorrem e do ambiente em que o organismo está trabalhando.

As contraturas ocorrem principalmente quando um músculo está cansado.

Quando a célula muscular fica sem energia, desenvolve uma forte contração.

A contratura pode envolver parcialmente ou totalmente o músculo, em certos casos, também afeta os músculos adjacentes.

A sobrecarga é a causa mais comum de contratura dos músculos esqueléticos e muitas vezes ocorre em atletas que estão fazendo exercícios intensos em um ambiente quente ou quem faz um trabalho pesado em altas temperaturas.

A contração do músculo do pescoço, ombros, coluna ou abdome também pode ocorrer durante as atividades diárias de rotina, tais como cortar a grama.

contratura,músculos,posterior,coxaAs mulheres grávidas podem ter contraturas lombares ou abdominais pelo peso da criança e a postura anormal.

Mesmo a execução de uma nova atividade pode causar esse distúrbio, as contrações abdominais podem ocorrer quando uma pessoa decide iniciar ou aprimorar seus músculos abdominais fazendo os exercícios muito rapidamente.

Da mesma forma, as cãibras do escritor são causadas pelo uso prolongado dos pequenos músculos da mão.

Normalmente pensamos que a desidratação e a falta de magnésio e potássio provocam contraturas musculares e cãibras. As células musculares exigem bastante água, glicose, sódio, potássio, cálcio e magnésio para permitir as proteínas ao interno de interagir e desenvolver uma contração organizada. A falta desses elementos pode irritar o músculo e desenvolver uma contratura.

Contraturas causadas por outras doenças

Mesmo aterosclerose ou estenose das artérias (doença arterial periférica) pode causar uma contratura ou cãibras porque os nutrientes e o fornecimento de sangue não são capazes de atingir o músculo.

A doença arterial periférica pode diminuir o fluxo sanguíneo para as pernas, causando dor com a atividade.

As contraturas das pernas são frequentemente relacionadas com o exercício, mas as cãibras podem ocorrer durante a noite especialmente nos músculos da panturrilha e do pé.

As cãibras noturnas nas pernas e a síndrome das pernas inquietas são considerados um tipo de distúrbio do sono.

Doenças sistêmicas como diabetes, anemia, doença renal, da tireoide e outros problemas hormonais são outras causas potenciais.

As patologias do sistema nervoso, tais como a esclerose múltipla ou a lesão da medula espinal, pode ajudar a provocar uma contratura.

Até mesmo o músculo liso pode ser afetado por este distúrbio.

Por exemplo, o músculo liso da parede intestinal pode ter uma contratura causando dor intensa chamada cólica.

Cólicas são rítmicas (vão e vêm) e também podem ocorrer no ducto biliar que esvazia a vesícula biliar.

A distonia é uma desordem do movimento na qual um grupo de músculos se contraem involuntariamente com força e causam a incapacidade de manter uma postura normal, causando contraturas por má postura, especialmente ao nível lombar.

Inicialmente, os sintomas podem ser muito leves, mas gradualmente podem progredir para tornar mais frequentes e agressivos.

Raramente não há uma progressão. Um exemplo desse tipo de contratura muscular é torcicolo em que os músculos da cervical obrigam a manter a cabeça em rotação para um lado.

As contraturas dos músculos da cabeça (occipital) podem causar dor de cabeça e confusão mental.

A cefaleia tensional pode ser causada pela tensão dos músculos do rosto, por exemplo, aqueles que apertam seus dentes.

Quando as pedras nos rins tentam passar, os músculos lisos da parede da uretra que ligam os rins à bexiga podem ter um espasmo e causar dor latejante.

Este tipo de dor é frequentemente associada com náusea e vômitos.

Os músculos que rodeiam o esôfago podem ter um espasmo quando a irritação ocorre com esofagite de refluxo.

Mesmo a diarreia pode estar associada a dor da cólica porque os músculos da parede do cólon tëm um espasmo pouco antes da evacuação intestinal.



Nenhum comentário: