Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Você pensa que é gripe, mas não é!


A febre de Pontiac é causada por uma infeção pela bactéria Legionella pneumophila (veja acima), contraída pela inalação de aerossóis de água contaminada, mais frequentemente a partir de chuveiros, banheiras de hidromassagem, spas e saunas. As bactérias são normalmente encontradas no solo molhado e na água.

Desconhece-se porque a infecção pela Legionella evolui, em cada caso particular, para Febre de Pontiac ou para Doença dos Legionários. Contudo, como a febre de Pontiac é normalmente observada em indivíduos imunocompetentes, o estado do sistema imunitário talvez desempenhe um papel importante.

A doença de Pontiac apresenta sintomas de gripe, como náuseas, mialgia, febre, tosse e dor de cabeça, mas sem pneumonia. Em alguns casos, pode haver dor torácica, dispneia, diarreia, vômitos, eritema ocular com fotofobia e artralgia.

Estes sintomas duram 2 a 7 dias e os doentes se recuperam sem tratamento. A Febre de Pontiac tem curto período de incubação que varia de 30 a 90 horas após a infeção e afeta principalmente adultos, mas também crianças.

Devido à ligeireza e pouca especificidade dos sintomas, o diagnóstico raramente é feito e quase sempre só é realizado retrospectivamente, através da detecção de altos títulos de anticorpos para Legionella em amostras de soro. O diagnóstico também pode ser feito através da detecção do antígeno de Legionella pneumophila em amostras de urina.

A gripe assemelha-se à febre de Pontiac e, portanto, deve ser excluída. Clinicamente a gripe se diferencia da Doença dos Legionários pois não apresenta o quadro de pneumonia próprio desta, tem período de incubação significativamente menor (24 a 72 horas versus 2 a 14 dias), isolamento impossível da bactéria e quase nenhuma letalidade (contra 5 a 30% na Doença dos Legionários).

Nenhum tratamento específico é necessário para a febre de Pontiac. Ela desaparece por si mesma.

Na maioria dos casos a Febre de Pontiac conduz à recuperação total do paciente dentro de 2 a 7 dias, semelhante à gripe.

Nenhum comentário: