Pesquisar este blog

sábado, 20 de maio de 2017

Triquelomas


O triquilemoma é uma neoplasia benigna na pele, mas sua importância clínica reside na associação com a doença de Cowden (Síndrome dos Hamartomas Múltiplos) e a necessidade de diferenciar os triquilemomas de outros tumores cutâneos mais agressivos. O triquilemoma foi descrito pela primeira vez em 1962, por Headington e French.

A causa subjacente do triquilemoma ainda é desconhecida. Devido à sua semelhança histológica com uma verruga, alguns investigadores têm sugerido e investigado uma etiologia viral. Johnson e colaboradores realizaram análises histológicas em dez lesões de um paciente com doença de Cowden e não encontraram evidência de uma infecção viral. Leonardi e colaboradores fizeram estudos em 25 triquilemomas, não revelando evidências de DNA de papilomavírus humano nas lesões.

A maioria dos triquilemomas, portanto, parecem representar um tumor benigno com diferenciação em relação à bainha folicular exterior da raiz pilosa (triquilema). Stierman et al. foram incapazes de detectar infecção pelo HPV ou mista do tipo genital em triquilemomas. Por outro lado, Rohwedder et al. demonstraram, em 11 casos de triquilemomas, exames positivos para o HPV. Esses vírus foram também identificados em pacientes com doença de Cowden.

Clinicamente, os triquilemomas apresentam-se como pápulas assintomáticas bem definidas, lisas ou verrucoides. Estas pápulas, que podem aparecer como lesões solitárias ou múltiplas, muitas vezes imitam um carcinoma basocelular ou uma verruga e frequentemente são associados com várias outras neoplasias (nevus sebáceos, tricoblastoma, adenoma sebáceo e syringocystadenoma papilliferum, entre outras).

Geralmente têm cor de carne, com diâmetro de 1-5mm e aparecem principalmente na face ou no pescoço, mas também podem ocorrer nas orelhas, antebraços, mãos ou em qualquer outro lugar, dentro de um nevus sebáceo. À medida que aumentam lentamente, elas quase sempre produzem uma superfície hiperceratótica (com excesso de produção de uma proteína chamada queratina) sugestiva de uma verruga.

O diagnóstico dos triquilemomas é basicamente clínico, pela observação visual das lesões e pela história médica relatada. Quando múltiplos triquilemomas estão presentes, a doença de Cowden deve ser suspeitada, especialmente se eles são associados a fibromas orais, bócio, polipose gastrointestinal, doença da tireoide ou história familiar de câncer de mama.

Não são necessários estudos de imagem para a avaliação de um triquilemoma. No entanto, alguns exames podem ser úteis quando se deseja um estudo para a doença de Cowden: mamografia, imagens da tireoide, imagens gastrointestinais superior e inferior, radiografia de tórax e radiografias dos ossos longos, da pelve e do crânio. Por fim, uma biópsia de raspagem da pele pode ser utilizada para estabelecer o diagnóstico de um triquilemoma, mediante achados histológicos típicos.

Como esses tumores são benignos, nenhum tratamento médico é necessário e a questão é principalmente estética. Entretanto, algumas opções de tratamento estão disponíveis, variando da excisão cirúrgica simples à ablação por laser de dióxido de carbono.

Uma abordagem padrão é realizar uma biópsia de raspagem das lesões. Este procedimento fornece uma amostra de tecido para exame histológico e facilita a remoção do crescimento epitelial, produzindo excelente resultado cosmético. No entanto, não elimina a possibilidade de recorrência.

A excisão ou curetagem da lesão também são outras opções, mas são menos comumente realizadas devido à natureza benigna desta neoplasia e sua localização comum no rosto.

Os triquilemomas são neoplasias epiteliais foliculares benignas e, de si mesmos, só estão associados com morbidade mínima e nenhuma mortalidade. A única morbidade associada a estes tumores ocorre se eles forem tratados como um carcinoma basocelular antes da confirmação histológica a ser obtida.

Nenhum comentário: