Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Alterações posturais


Postura é o conjunto de posições das articulações do corpo em um dado momento, em que o centro de gravidade de cada segmento corporal está alinhado verticalmente com o segmento abaixo. A postura normal é um estado de equilíbrio muscular e esquelético mantido com um mínimo de estresse ou tensão sobre o corpo.

Alterações posturais, ou desvios posturais, são alterações na coluna vertebral representadas por desvios anormais ou acentuação de curvaturas normais (nas regiões torácica e lombar) já existentes ou pelo aparecimento de curvaturas novas. Elas podem levar ao uso compensatório incorreto de outras articulações corporais ou causar enrijecimento e encurtamento dos músculos, uma vez que o corpo busca compensações para manter o equilíbrio do indivíduo.

As alterações (desvios) de postura podem ser causadas por maus hábitos posturais, desequilíbrios musculares e encurtamento de tecidos moles.

A coluna vertebral vista lateralmente sofre curvas no sentido convexo (lordose) ou côncavo (cifose), as quais podem ser acentuadas patologicamente. Na hiperlordose ocorre um aumento anormal da curva lombar, dando-nos a impressão de que as nádegas são mais salientes. Na hipercifose, há um aumento anormal da curvatura da região dorsal (costas), dando à pessoa um aspecto de "corcunda". Já quando abordada de uma posição ventral ou dorsal, as curvaturas observadas no sentido lateral (uma ou mais) são chamadas escolioses.

Pode-se falar de postura estática e postura dinâmica. A postura estática é considerada quando a pessoa se encontra parada. A postura dinâmica está presente quando a pessoa se movimenta. Os padrões posturais que as pessoas adotam durante o dia baseiam-se nos ajustes utilizados para responder às demandas ergonômicas e para manter certo nível de conforto para a coluna.

As deformidades posturais mais comuns são:

1.Cabeça deslocada para frente, ocasionando um posicionamento anterior do pescoço.

2.Hipercifose (curvatura da coluna torácica no sentido côncavo, quando olhada lateralmente) de determinado segmento vertebral.

3.Hiperlordose (curvatura da coluna torácica no sentido convexo, quando olhada lateralmente) de determinado segmento vertebral.

4.Escoliose, classificada como uma curvatura lateral dos segmentos vertebrais.

Estas anomalias podem gerar deformidades compensatórias nas estruturas periféricas (braços e pernas), porque o sistema músculo-esquelético está interligado e pode levar a alterações no tecido ósseo, fazendo com que grande parte dos pacientes apresentem quadros álgicos (de dor) associados à má postura.

Os desvios de coluna podem ser diagnosticados pelo exame físico e por meio de radiografias, tomografias computadorizadas ou ressonância magnética.

O tratamento deve consistir primeiramente em eliminar eventuais dores e desconfortos gerados pela má postura. Às vezes, tais alterações são leves e pouco perceptíveis, podendo ser corrigidas com medidas simples, como sessões de fisioterapia, musculação e/ou alongamento. Entretanto, em outros casos, é necessário um tratamento intensivo, uso de coletes ou mesmo cirurgias.

Quanto mais cedo a pessoa se tratar, maior a porcentagem de êxito da correção. Podem ser utilizadas também técnicas que mobilizem estruturas articulares e musculares para ganho de amplitude de movimento como, por exemplo, mobilizações articulares, massoterapia e alongamentos específicos.

O fortalecimento muscular é essencial para proporcionar maior sustentação da postura considerada ideal. A diminuição das curvaturas anatômicas (chamadas retificações) pode fazer com que o paciente perca mobilidade destes segmentos, tornando-os estruturas rígidas.

As alterações posturais podem ser prevenidas por meio de exercícios físicos que visem reforçar a musculatura paravertebral e buscando sempre manter a postura correta.

Nenhum comentário: