Pesquisar este blog

sábado, 4 de março de 2017

Esclerose múltipla: resultados do transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas


Neste estudo, efetuado com 281 pacientes com formas predominantemente progressivas de esclerose múltipla (EM), submetidos a transplante autólogo de células estaminais hematopoiéticas, entre 1995 e 2006, a mortalidade relacionada ao transplante foi de 2,8% nos 100 dias de transplante e a sobrevida livre de progressão neurológica foi de 46% aos 5 anos de acompanhamento.

Os critérios para submeter o paciente ao estudo foram o recebimento de transplante autólogo de células estaminais hematopoiéticas (AHSCT) para o tratamento da EM entre janeiro de 1995 e dezembro de 2006 e a disponibilidade de um conjunto de dados mínimos pré-especificados que incluía o subtipo de doença na linha de base, o escore "Expanded Disability Status Scale" (EDSS) na linha de base, informação sobre o regime de condicionamento administrado e a manipulação do enxerto e pelo menos uma visita de acompanhamento ou relatório após o transplante.

A última visita foi em 1º de julho de 2012. Para evitar viés, todos os pacientes elegíveis foram incluídos na análise independentemente da duração do seguimento. A análise dos dados foi realizada de 1º de setembro de 2014 a 27 de abril de 2015.

As exposições demográficas relacionadas a doenças e ao tratamento foram consideradas variáveis de interesse, incluindo idade, subtipo de doença, escore EDSS basal, número de tratamentos prévios modificadores da doença e intensidade do regime de condicionamento. Os resultados primários foram a sobrevivência livre de progressão da EM e a sobrevida global. As probabilidades de sobrevida livre de progressão e sobrevida global foram calculadas usando curvas de sobrevivência de Kaplan-Meier e modelos multivariados de análise de regressão de riscos proporcionais de Cox.

Os dados válidos foram obtidos de 25 centros em 13 países para 281 pacientes avaliáveis, com mediana de seguimento de 6,6 anos.

Setenta e oito por cento (218 de 281) dos pacientes tinham formas progressivas de EM.

Neste estudo observacional de pacientes com EM tratados com AHSCT, quase metade deles permaneceu livre de progressão neurológica por cinco anos após o transplante.

A idade mais jovem, a forma recorrente de EM, menos imunoterapias prévias e o escore EDSS basal mais baixo foram fatores associados aos melhores resultados.

Os resultados justificam que mais estudos clínicos randomizados de AHSCT para o tratamento da EM sejam realizados.



Fonte: JAMA Neurology, publicação online de 20 de fevereiro de 2017

Nenhum comentário: