Índice glicêmico


Você, certamente, já escutou a expressão "índice glicêmico" em algum site, em alguma revista sobre saúde ou nutrição, dizendo que certos alimentos têm alto ou baixo índice glicêmico.

Essa expressão é usada com certa frequência, mas a maioria das pessoas não sabe exatamente o que significa.

Ele representa a taxa de liberação de açúcar de um alimento.

Imaginemos que você tenha um copo de suco de laranja e um copo de laranja cortada em fatias. Ambos terão cerca de 23 g de açúcar, mas o índice glicêmico (IG) do suco de laranja é mais elevado do que as fatias de laranja, pois o corpo converterá o açúcar do suco de laranja em açúcar na corrente sanguínea muito mais rapidamente do que o faz com as fatias de laranja, pois as fibras das fatias de laranja desaceleram o processo de aproveitamento dos açúcares, retardando o tempo utilizado para sua absorção.

O grande problema dos alimentos com alto IG, como no caso do suco de laranja, é que são convertidos rapidamente demais no sangue. Quando o corpo recebe muito açúcar de uma só vez, quer dizer, mais do que pode aproveitar a energia e armazenar nos músculos para quando necessitar de energia, ele passa a transformar o açúcar excessivo em gordura.

Então, se o objetivo da pessoa é emagrecer, é necessário reduzir a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico!

Boas refeições!
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