Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Sauna pode ajudar a evitar demência e doença de Alzheimer em homens


Estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Saúde Pública e Nutrição Clínica, da Universidade da Finlândia Oriental, e da School of Clinical Sciences, na Universidade de Bristol, no Reino Unido, avaliou se os banhos de sauna estão ou não associados a doenças da memória.

Não existem estudos anteriores ligando a exposição repetida ao calor da sauna ao risco de doenças da memória. Com o presente estudo, pretendeu-se investigar se a frequência de banhos de sauna está associada ao risco de demência e doença de Alzheimer.

O estudo de coorte populacional, prospectivo, publicado pelo periódico Age and Ageing e conhecido como Kuopio Ischaemic Heart Disease, foi baseado em uma população de 2.315 homens, aparentemente saudáveis, com idades entre 42 e 60 anos, com exames de linha de base conduzidos entre 1984 e 1989. O risco relativo (RR) com intervalos de confiança (IC) de 95% para demência e doença de Alzheimer foram determinados usando a modelagem de regressão de Cox com ajuste para potenciais fatores de confusão.

Os resultados durante uma mediana de seguimento de 20,7 (intervalo interquartil 18,1-22,6) anos mostram um registro total de 204 e 123 casos diagnosticados de demência e doença de Alzheimer, respectivamente. Na análise ajustada para idade, consumo de álcool, índice de massa corporal, pressão arterial sistólica, tabagismo, diabetes tipo 2, infarto do miocárdio prévio, frequência cardíaca de repouso e LDL-colesterol, em comparação com homens com apenas uma sessão de sauna por semana, o RR para demência foi de 0,78 (IC 95%: 0,57-1,06) para 2-3 sessões de banho de sauna por semana e 0,34 (IC 95%: 0,16-0,71) para 4-7 sessões de banho de sauna por semana. Os RRs correspondentes para a doença de Alzheimer foram 0,80 (IC 95%: 0,53-1,20) e 0,35 (IC 95%: 0,14-0,90).

As conclusões mostram que nesta população masculina, frequências moderadas e altas de banhos de sauna foram associadas a menores riscos de demência e doença de Alzheimer. No entanto, outros estudos são necessários para estabelecer os mecanismos potenciais que ligam o banho de sauna à possível proteção contra doenças da memória.


Fonte: Age and Ageing (British Geriatrics Society, publicação online de 7 de dezembro de 2016

Nenhum comentário: