Produtos lácteos podem causar acne em adolescentes?


O textos mais recentes tÊm relacionado o consumo de laticínios com um potencial efeito indutor de acne.

Com o objetivo de investigar esta relação de consumo em adolescentes, cientistas da Pennsylvania State College of Medicine testaram a hipótese de que adolescentes com acne facial consumem mais produtos lácteos do que aqueles sem acne.

Um estudo de caso-controle foi realizado com 225 participantes, idades entre 14 e 19 anos, tanto com acne moderada ou nenhuma acne.

A acne moderada foi determinada por um dermatologista utilizando a escala Global Acne Assessment Scale.

Os participantes que atenderam os critérios de inclusão então completaram até 3 entrevistas sobre registro alimentar de 24h usando o software Nutrition Data System for Research e a ingestão de alimentos e nutrientes foi comparada entre os grupos.

A quantidade de leite de baixo teor de gordura/leite desnatado consumida pelos jovens com acne foi significativamente maior do que por aqueles sem acne.

Nenhuma diferença significativa foi encontrada entre a ingestão de leite integral, gordura saturada, gordura trans ou com a carga glicêmica dos alimentos.

Nenhuma diferença significativa foi encontrada para a ingestão calórica total ou para o índice de massa corporal (IMC).


O estudo possui algumas limitações como o autorrelato da dieta e do tamanho da porção consumida e da falta de determinação de um nexo de causalidade.

No entanto, as conclusões mostram que o consumo de leite com baixo teor de gordura/leite desnatado, mas não a ingestão de leite integral, foi positivamente associado com acne nos adolescentes estudados.



Fonte: Journal of the American Academy of Dermatology, volume 75, número 2, de agosto de 2016
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Duloxetina: para tratamento de dores neurogênicas e enxaquecas.

Exame de urina

Equimoses