Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2016

Gestação Humana, semana a semana!


A gestação humana normal dura 40 semanas, tempo em que o embrião passa de uma simples célula a um bebê pronto para nascer. Veja o que acontece a cada semana de desenvolvimento da gravidez.

1ª Semana

A contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). A primeira semana de gestação começa no 1º dia da última menstruação. Nesse momento ainda não existe um bebê. No entanto, a mãe deve começar a tomar ácido fólico, caso ainda não o esteja fazendo, porque ele previne vários problemas para ela e para o bebê. Também deve parar de fumar e beber, se for o caso.

2ª Semana

Ocorreu a ovulação. O útero estará sofrendo profundas modificações para se preparar para receber o futuro embrião em desenvolvimento. A mãe deve começar a se exercitar regularmente e manter esse hábito durante toda a gravidez, mas sempre com orientação de um profissional experiente.

3ª Semana

A concepção (encontro entre o óvulo e o espermatozoide) se deu em uma das trompas e o embrião caminha rumo ao útero. A mulher provavelmente ainda não terá quaisquer sintomas. Toda medicação deve ser suspensa e só ser retornada com autorização médica.

4ª Semana

O ovo (ou zigoto) formado pela fecundação caminha pela trompa, dando origem a uma minúscula estrutura esférica de cerca de 0,2 mm de diâmetro. Nesta fase, os testes de gravidez serão infalivelmente positivos. A mulher pode começar a sentir-se inchada, sentir cólicas, ficar cansada, ter seus seios doloridos, apresentar náuseas e vômitos e uma necessidade frequente de urinar.

5ª Semana

No início dessa semana, o embrião mede cerca de 0,4 mm e no final dela já mede em torno de 2,5 mm. O coração começa a bombear sangue e a maioria dos outros órgãos já começa a se desenvolver. Aparecem os rudimentos dos braços e das pernas. Se a gestante ainda não começou com o seu pré-natal, ela deve fazer sua primeira visita ao obstetra.

6ª Semana

Os primeiros batimentos cardíacos do embrião já começaram. O feto já apresenta o esboço da cabeça, coração e um tubo neural.

7ª Semana

O embrião mede cerca de 6 mm de comprimento no início desta semana (tamanho de um grão de arroz). A formação dos braços e pernas continua, mas os dedos das mãos e dos pés ainda não se formaram. O apetite da mulher pode ficar mais voraz, mas ela não deve exagerar na comida para não ter um ganho excessivo de peso.

8ª Semana

O embrião já mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. Aparecem os esboços das orelhas, dos olhos e da ponta do nariz. O seu médico pode ouvir o batimento cardíaco do bebê com uma ultrassonografia. Ele também vai poder lhe dar uma previsão sobre a data de nascimento, embora nem sempre ela seja muito precisa.

9ª Semana

Nessa semana o embrião mede cerca de 15-16 mm. Aparecem as primeiras ondas cerebrais. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. A pressão do útero em crescimento sobre a bexiga pode causar a algumas mulheres a perda de pequenas quantidades de urina. Ela deve começar a fazer os exercícios de Kegel para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico.

10ª Semana

No início desta semana o embrião mede cerca de 22 mm. Ele já começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe ainda não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. Se a mãe tiver mais de 35 anos no momento do nascimento, deve fazer testes genéticos e uma biópsia de vilo corial, pois certos defeitos de nascença se dão entre a 10ª e 12ª semanas.

11ª Semana

A partir de agora o embrião é chamado de feto. A maior parte do desenvolvimento já terminou. Daqui em diante haverá um rápido crescimento. O feto mede cerca de 26 mm de comprimento no início da semana e cerca de 50 mm ao seu final.

12ª Semana

Nessa fase quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e desenvolver até o dia do parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pelos e unhas iniciam o seu crescimento. O útero da mulher já começou a se expandir para fora dos ossos pélvicos. A mulher deve passar a ter mais cuidado com quedas e evitar deitar de costas porque o feto em crescimento pode colocar muito peso em uma das grandes veias que passam pelo abdômen, causando redução do fluxo sanguíneo para o útero.

13ª Semana

Começam a se formar as cordas vocais. A face é cada dia mais e mais humana. Os olhos migram para sua posição normal e definitiva. É possível agora suspeitar o sexo do bebê, através da ultrassonografia. Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê, o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina.

14ª Semana

O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começam os movimentos respiratórios. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas.

15ª Semana

O bebê já suga o polegar. Os ossos estão ficando mais duros a cada dia. A pele é muito fina e transparente. Já podem ser feitos testes diagnósticos por meio de uma amniocentese (retirada de líquido amniótico) para verificar se há anomalias cromossômicas, incluindo a síndrome de Down, defeitos do tubo neural, como a espinha bífida, e outros defeitos.

16ª Semana

É possível que a mãe já possa perceber os movimentos do bebê. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência. Já é possível conhecer o sexo do bebê.

17ª Semana

Período de crescimento rápido. Começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora.

18ª Semana

Seu bebê já tem feições humanas completas. Pesa cerca de 260 gramas e mede cerca de 19 cm de comprimento. As pontas dos dedos estão mais recheadas, os olhos estão mirando para frente. A mulher pode estar urinando mais, porque à medida que o bebê cresce, a bexiga se contrai.

19ª Semana

O feto mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo (pilosidade fina), forma-se o "vérnix caseoso" na pele de seu bebê.

20ª Semana

Metade do caminho! O bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença de pelos temporários aparece na cabeça.

21ª Semana

O crescimento rápido do feto começa a se reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais frequentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face.

22ª Semana

O feto está perto de meio quilo e mede cerca de 26 cm. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido. A partir daqui a mulher pode desenvolver hemorroidas e constipação.

23ª Semana

O bebê pesa cerca de 580 gramas agora e mede cerca de 27 cm. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som.

24ª Semana

O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso, mas o bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo. Cuidado com a diabetes gestacional, ela normalmente não tem sintomas.

25ª Semana

Começam a se formar as estruturas da coluna: 33 aneis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos. Os vasos sanguíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina. A mãe pode começar a sentir azia e cãibras nas pernas, especialmente à noite.

26ª Semana

O bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento. Os vasos sanguíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana e os alvéolos (pequenos sacos de ar pulmonares na terminação dos bronquíolos) terminam sua formação nesta semana. O feto começa a dormir por períodos mais longos. A mãe também deve adquirir o hábito da sesta.

27ª Semana

O cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos e já são capazes de respirar o ar.

28ª Semana

As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados.

29ª Semana

A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo. Ele pesa cerca de 1300 gramas e mede em torno de 37 cm. O acúmulo de gordura sob a pele continua. O feto é cada vez mais sensível à luz e ao som.

30ª Semana

O bebê pesa em torno de 1500 gramas e mede cerca de 39 cm. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. A mãe pode encontrar-se cada vez mais ofegante, o que só vai aliviar um pouco quando o bebê se encaixar em sua pelve, um pouco mais tarde.

31ª Semana

O cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície.

32ª Semana

O feto repousa sobre o útero e não mais flutua. A pigmentação permanente dos olhos ainda não está totalmente desenvolvida.

33ª Semana

O líquido amniótico atinge o seu nível máximo na gravidez e permanece constante até o final da gravidez. O rápido crescimento do cérebro aumenta o tamanho da cabeça cerca de um centímetro nessa semana.

34ª Semana

O bebê já responde como um recém-nascido, com seus olhos abrindo e fechando durante o ato de dormir e acordar. Há franco desenvolvimento da imunidade para lutar contra as infecções.

35ª Semana

A cabeça do feto pode agora posicionar-se na pelve. As gengivas apresentam os sulcos dentários. O sistema gastrointestinal é ainda muito imaturo e permanecerá assim até 3 a 4 meses após o nascimento.

36ª Semana

O feto está quase pronto para nascer. A qualquer momento ele pode adentrar o canal do parto. Nesta semana, a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço. O bebê “desce” mais baixo na pelve, em preparação para o parto.

37ª Semana

A partir de agora o bebê está pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura. Os seios da gestante podem estar secretando o primeiro colostro.

38ª Semana

O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras “fezes” do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome têm agora o mesmo tamanho.

39ª Semana

O bebê se prepara para nascer em poucos dias. O crânio ainda não é totalmente sólido, apresentando-se mais amolecido nas cinco fontanelas, que ainda estão separadas.

40ª Semana

A última semana. O bebê pesa em torno de 3300 a 3700 gramas e mede cerca de 50 a 51 cm dos pés à cabeça. NASCEU

Nenhum comentário: