Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Diarreia por vírus


As diarreias consistem no aumento do número de evacuações, geralmente com fezes amolecidas ou líquidas. Os vírus que mais causam diarreia são os Rotavírus (50% dos casos) e os Adenovírus (30% dos casos).

A diarreia por vírus é mais comum na faixa etária entre os 3 meses e 2 anos de vida, mas ela pode acometer todas as idades, inclusive os adultos, e dura de 3 a 7 dias. A criança pode ter diarreia por vírus mais de uma vez, pois existem vários "sorotipos" de vírus. O sinal capital da diarreia por vírus é o número aumentado de evacuações, de consistência amolecida ou líquida, normalmente sem sangue.

Nas diarreias por vírus, pode também haver câimbras, náuseas, vômitos, dor de cabeça e febre. Algumas diarreias acompanham-se de cólicas, mais ou menos intensas. Uma das consequências mais temida da diarreia é a desidratação, devido à perda acentuada de água e sais minerais e que é acentuada pela presença de vômitos. A desidratação pode provocar olhos encovados, rachadura dos lábios, secura da boca e da pele, saliva espessa, sede excessiva, pulso fino, letargia, depressão sensorial, sonolência e confusão mental, na dependência da sua intensidade.

Em geral, o diagnóstico é feito clinicamente, pelo relato dos sintomas. A inspeção das fezes ajuda a afastar outras causas de diarreias. Existem métodos complexos de detecção dos vírus nas fezes, mas quase nunca eles chegam a ser usados.

Grande número das diarreias por vírus não chega a demandar intervenção médica. No entanto, quando elas são mais intensas e duradouras ou quando se acompanham de determinados sintomas como cólicas, vômitos intensos e desidratação, merecem cuidados médicos e às vezes demandam reidratação venosa em hospitais.

No caso dos bebês, deve-se diminuir a ingestão de leite (com exceção do leite materno, que deve continuar a ser oferecido sem restrições para os bebês em aleitamento materno exclusivo) e oferecer papas com água fervida. Para as crianças mais velhas e os adultos, são permitidos alimentos sólidos e mais secos (arroz, batatas, cereais sem açúcar, etc.), bolachas salgadas e torradas. Alimentos ricos em amido auxiliam na redução do distúrbio (sopa de arroz ou cenoura e canja de galinha).

O paciente deve tomar bastante líquidos e hidratantes. Também podem ser consumidas bananas, maçãs sem a casca, frango, iogurte, água de coco, etc. Medicamentos frequentemente usados sem supervisão médica para diminuir os movimentos intestinais não devem ser tomados porque eles dificultam ou impedem a eliminação dos microrganismos e das toxinas e podem levar ao agravamento e complicação do quadro.

Recomendações e os cuidados úteis em caso de diarreia por vírus:

•Beber 2 a 3 litros de líquidos por dia. Repor a perda de sódio e potássio com soro caseiro.
•Preferir arroz, caldos de carne magra, bananas, maçãs e torradas.
•Evitar saladas, bagaço de frutas e fibras.
•Chás de camomila, erva-doce e hortelã podem ajudar a aliviar os sintomas e melhoram a hidratação. Evite café, leite, sucos de frutas com muitas fibras e álcool.
•Evitar alimentos com alto teor de gordura (frituras, carnes, embutidos, chocolate, etc.) e açúcar.
•Não fazer uso de adoçantes à base de sorbitol.
•Lavar bem as mãos, especialmente antes das refeições e após cada evacuação.
•Usar copos e utensílios limpos.
•Se precisar, faça gelo com água tratada ou fervida.
•Evitar leite e derivados.

Embora possam ser muito incômodas, as diarreias por vírus em geral cedem espontaneamente. Uma das piores complicações dela é a desidratação.

Bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas debilitadas tendem a se desidratar com mais facilidade, o que exige cuidados rápidos para a contenção da crise de diarreia.


As diarreias por vírus são muito contagiosas e os cuidados higiênicos são fundamentais para evitar a disseminação da infecção; particularmente a higiene das mãos!

Nas praias, evite tomar banho em águas impróprias para uso.

Nenhum comentário: