Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2016

O câncer renal e a sua evolução


Câncer renal, câncer dos rins, hipernefroma ou adenocarcinoma renal é um tumor maligno que afetas as células renais e que pode ficar restrito àquele órgão ou espalhar-se para outras partes do corpo.

Não são totalmente claras as causas do câncer renal. Sabe-se apenas que ele começa quando algumas células renais sofrem mutações em seu DNA, que passam a crescer e se multiplicar de forma rápida e desordenada, formando um tumor que pode se expandir para outras partes do organismo (metástases) e causar sérias complicações.

Apesar das causas do câncer renal ainda não serem conhecidas, alguns fatores parecem contribuir para ele, tais como idade avançada, tratamento para insuficiência renal, como a diálise, doença de von Hippel-Lindau (condição hereditária que afeta os vasos sanguíneos do cérebro, olhos e outras partes do corpo). Além disso, interferem negativamente também o hábito de fumar, a hipertensão arterial e a obesidade. Também algumas síndromes genéticas raras podem aumentar o risco de desenvolver câncer de rim.

Os rins são dois órgãos mais ou menos do tamanho do punho, localizados na parte posterior e superior do abdômen, atrás dos órgãos abdominais, justapostos à coluna, um de cada lado. Os rins são responsáveis pelo equilíbrio de água e sais no corpo e eliminam as substâncias nocivas metabolizadas pelo organismo. Cada rim é composto de um milhão de pequenas estruturas de filtração chamadas de néfrons.

O câncer de rim mais comum resulta da transformação das células dos túbulos que formam os néfrons, as quais passam a se proliferar de forma anormal e podem invadir o órgão e até, em alguns casos, circular pelo corpo e produzir tumores em outras partes do corpo (metástases).

Geralmente, há um único tumor, mas podem surgir dois ou mais tumores dentro de um ou de ambos os rins, simultaneamente. Uma das primeiras consequências do tumor renal é o desarranjo das funções dos rins.

O câncer renal costuma ser silencioso ou só produzir sintomas muito discretos e inespecíficos. Ele pode gerar sangramento na urina e dor na parte lateral da barriga. Sintomas mais intensos e a possibilidade de palpação do tumor só ocorrem quando a doença está mais avançada. Nesta fase, podem estar presentes dor persistente nas costas, dor abdominal, perda de peso, fadiga e febre intermitente. Em muitos casos, os primeiros sintomas ostensivos podem decorrer mais da metástase que do tumor primitivo.

Os primeiros exames e procedimentos usados para diagnosticar o câncer renal incluem exames de sangue e de urina, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Por último, pode-se fazer uma biópsia, para a remoção de uma amostra de tecido renal, a ser enviada para exame em um laboratório de patologia.

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances de cura porque permite identificar o tumor nos seus estágios iniciais, ainda localizados nos rins e não espalhado para outras partes do corpo. Muitas vezes a descoberta do tumor é acidental, durante exames com outras finalidades ou mesmo em exames de rotina.

O tratamento do câncer de rim depende do tamanho do tumor e se há ou não metástases, mas a cirurgia é o único tratamento definitivo. A retirada do rim, da glândula adrenal e de linfonodos regionais é o tratamento mais comumente indicado. Quando a doença já produziu metástases, o objetivo do tratamento passa a ser frear ou retardar o avanço dela. Para isso, o tratamento deve ser com medicações que bloqueiem os processos biológicos fundamentais para a proliferação e sobrevivência das células do câncer, sobretudo a quimioterapia.

Em geral, a recuperação do paciente depende da gravidade que o câncer tenha atingido. Em cerca de um terço dos casos, o câncer já se espalhou pelo corpo e o paciente, no momento do diagnóstico, já desenvolveu metástases. Para estes pacientes, as chances de cura diminuem consideravelmente.

Não há uma maneira absoluta de evitar o câncer renal. No entanto, algumas providências parecem diminuir a incidência: não fumar, manter um peso saudável e alimentar-se adequadamente.

Nenhum comentário: