Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Alimentação na adolescência e início da idade adulta pode ser fundamental na prevenção do câncer de mama.


Peço perdão, inicialmente, pelo texto com conteúdo técnico, mas não quis alterar o original, para que não perdesse o sentido do mesmo.

Com o objetivo de avaliar a associação entre a ingestão de frutas e vegetais durante a adolescência e início da idade adulta e o risco de câncer de mama, foi realizado um estudo de coorte, prospectivo, publicado pelo British Medical Journal (BMJ).

A pesquisa contou com a participação de 90476 mulheres na pré-menopausa, com idades entre 27 e 44 anos, a partir do Nurses’ Health Study II, que completaram um questionário sobre dieta em 1991, assim como com 44223 dessas mulheres que completaram um questionário sobre sua dieta durante a adolescência em 1998.

As principais medidas foram a incidência de câncer de mama invasivo, identificada através de autorrelatório e confirmada através de laudo médico.

Os resultados mostraram 3235 casos de câncer de mama invasivo durante o seguimento até 2013. Destes, 1347 casos foram entre as mulheres que completaram um questionário sobre sua dieta durante a adolescência (13 a 18 anos). O consumo total de frutas durante a adolescência foi associado a um menor risco de câncer de mama.

A taxa de risco foi de 0,75 (intervalo de confiança de 95% de 0,62 a 0,90; P=0,01 para tendência) para o mais alto quintil (ingestão média de 2,9 porções/dia) versus o quintil de menor ingestão (consumo médio de 0,5 porção/dia). A associação para a ingestão de frutas durante a adolescência foi independente da ingestão de frutas na idade adulta.

Não houve associação entre o risco e a ingestão total de frutas no início da idade adulta e a ingestão total de vegetais em ambas as fases, adolescência ou início da idade adulta. A ingestão maior de frutas e vegetais ricos em alfa caroteno em idade adulta precoce foi associada a menor risco de câncer de mama antes da menopausa. A taxa de risco foi de 0,82 (0,70 a 0,96) para o mais alto quintil (ingestão mediana de 0,5 porção/dia) versus o menor quintil de ingestão (ingestão mediana de 0,03 porção/dia). A associação com a ingestão de frutas na adolescência foi mais forte para cânceres negativos para estrogênio e receptor de progesterona do que para os cânceres positivos para receptor de estrogênio e de progesterona (p=0,02 para heterogeneidade).

Para frutas e legumes específicos, o maior consumo de maçã, banana e uvas durante a adolescência e laranjas e couve durante início da idade adulta foi significativamente associado a um risco reduzido de câncer de mama. A ingestão de suco de fruta na adolescência ou no início da idade adulta não foi associada ao risco.

Concluiu-se que existe uma associação entre a maior ingestão de frutas e o menor risco de câncer de mama. As escolhas alimentares durante a adolescência podem ser particularmente importantes na prevenção do câncer de mama.



Fonte: BMJ, de 11 de maio de 2016

Nenhum comentário: