Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Efeitos da testosterona no tratamento de idosos com baixos níveis hormonais e sintomas de hipoandrogenismo


As concentrações séricas de testosterona diminuem à medida que os homens envelhecem, mas os benefícios de elevar os níveis de testosterona em homens mais velhos ainda não foram bem estabelecidos.

Cerca de 790 homens, de 65 anos ou mais de idade, com uma concentração de testosterona no soro inferior a 275 ng por decilitro e sintomas sugestivos de hipoandrogenismo, receberam ou gel de testosterona ou gel de placebo por um ano.

Cada um participou de um ou mais dos três estudos conhecidos como Sexual Function Trial, Physical Function Trial e Vitality Trial. O desfecho primário de cada um dos ensaios individuais também foi avaliado em todos os participantes.

O tratamento com testosterona aumentou os níveis séricos de testosterona para a faixa normal intermediária para homens de 19 a 40 anos de idade. O aumento nos níveis de testosterona foi significativamente relacionado ao aumento da atividade sexual pelo questionário Psychosexual Daily Questionnaire, bem como foi observado aumento significativo do desejo sexual e da função erétil.

A percentagem de homens que tiveram um aumento de pelo menos 50 metros na curta distância de seis minutos não diferiu significativamente entre os dois grupos de estudo no teste de função física (Physical Function Trial), mas diferiu significativamente quando os homens em todos os três estudos foram incluídos (20,5% homens que receberam testosterona versus 12,6% dos homens que receberam placebo).

A testosterona não levou a benefício significativo em relação à vitalidade, tal como avaliado pela escala Functional Assessment of Chronic Illness Therapy-Fatigue, mas os homens que receberam testosterona relataram melhor humor e menor severidade dos sintomas depressivos do que aqueles que receberam placebo. As taxas de eventos adversos foram semelhantes nos dois grupos.

Nos homens sintomáticos de 65 anos de idade ou mais, aumentar as concentrações de testosterona durante um ano para a faixa normal intermediária para homens de 19 a 40 anos de idade, levou a um benefício moderado em relação à função sexual e algum benefício em relação ao humor e sintomas depressivos, mas nenhum benefício em relação à vitalidade ou à atividade física em uma curta distância. O número de participantes foi pequeno para se tirar conclusões sobre os riscos do tratamento com testosterona.



Fonte: The New England Journal of Medicine (NEJM), de 18 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário: