Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Curiosidades em dermatologia


Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele? (imagem acima)

Verdade.
Em pessoas com pele oleosa, os banhos quentes podem estimular a secreção de mais oleosidade nas áreas de pele oleosa, agravando esta condição. Veja mais informações em dicas para a pele oleosa.

Passar soro fisiológico na pele faz bem?

Mito.
Soro fisiológico é apenas água e sal, não tem qualquer efeito benéfico para a pele.

As simpatias para tratar verrugas funcionam?

Verdade.
As simpatias podem funcionar para algumas pessoas. As verrugas são doenças causadas por vírus. As simpatias provocam uma auto-sugestão de que a pessoa vai ficar curada. Isto pode estimular seu sistema imune a combater os vírus, eliminando as verrugas. Saiba mais sobre as verrugas.

Acima do FPS 15 todos os filtros solares são iguais?

Mito.
Com um protetor solar FPS 15, a pele leva um tempo 15 vezes maior para se queimar do que sem proteção nenhuma. Com FPS 30, este tempo é 30 vezes maior, e assim por diante. Saiba mais sobre Filtros Solares e FPS.

Mesmo filtros solares de FPS alto devem ser reaplicados a cada 2 horas?

Verdade.
Se a pessoa vai ficar exposta ao sol após um intervalo de tempo superior a 2 horas desde a última aplicação do filtro solar, deve reaplicá-lo para obter uma proteção eficaz e atingir o FPS do protetor.

Os cremes auto-bronzeadores fazem mal à pele?

Mito.
A não ser que a pessoa tenha alergia ao produto que está utilizando, os cremes auto-bronzeadores não fazem mal à pele, pois apenas pigmentam a última camada da epiderme, conferindo coloração semelhante ao bronzeado. Saiba mais sobre auto-bronzeadores.

A luz da tela de computadores e a “luz fria” de escritórios causam o envelhecimento da pele?

Mito.
A quantidade de radiação ultra-violeta emitida pela tela dos computadores e pela luz fria é muito pequena e insuficiente para causar danos à pele.

Pele oleosa envelhece menos?

Verdade.
A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Usar hidratantes após o sol evita o envelhecimento da pele?

Mito.
A hidratação não vai evitar o envelhecimento da pele, combaterá apenas o seu ressecamento. Outras medidas além do uso de hidratantes devem ser tomadas para se evitar o envelhecimento cutâneo. Saiba mais sobre hidratação e envelhecimento da pele.

Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?

Verdade.
A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento) e o uso frequente de proteção solar retarda o envelhecimento cutâneo e o surgimento

Nenhum comentário: