Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pernas Inchadas


É uma queixa muito comum em consultório médico...

Denomina-se de “pernas inchadas” a um edema que se manifesta nos membros inferiores. Numa grande parte dos casos isso acontece em condições em que o organismo está retendo líquidos mais do que devia, os quais descem para as pernas por ação da gravidade. Pode ocorrer também devido à inflamação nos tecidos e articulações. O inchaço nas pernas é um sintoma médico comum que pode afetar uma ou ambas as pernas simultaneamente, comprometendo igualmente os pés, os tornozelos, os joelhos e, eventualmente, as coxas. O fato de que as duas pernas inchem igualmente ou que apenas uma se torne edemaciada tem significados clínicos diversos e muito importantes.

A água corporal está dividida entre os espaços intra e extracelulares, mediante um equilíbrio que é mantido por vários mecanismos, entre os quais estão aumento da pressão venosa, expansão no volume plasmático, aumento da pressão hidrostática, dano no endotélio capilar, aumento da pressão oncótica, redução da filtração glomerular e aumento da reabsorção renal de sódio e água. O sistema linfático recolhe os fluidos do espaço intersticial e os devolve ao espaço vascular. Perturbações desta homeostasia conduzem ao desenvolvimento do edema. Quando a perna incha, o que ocorre é um acúmulo de líquido no tecido subcutâneo. Os líquidos que deveriam estar dentro dos vasos sanguíneos ou linfáticos extravasam e se acumulam na pele.

Frequentemente o inchaço dos membros inferiores é causado pela retenção de fluidos nos tecidos da perna, conhecido como edema periférico, provocado por um problema do sistema circulatório, linfático ou dos rins. Um inchaço simples e auto corrigível pode ocorrer se a pessoa fica assentado ou em pé por um longo tempo.

As doenças e condições sistêmicas que mais comumente levam ao edema de ambos os membros inferiores são, entre outras: insuficiência renal aguda ou crônica, insuficiência cardíaca, cirrose, terapia hormonal, linfedema, certas medicações e gravidez.

O inchaço de apenas um dos membros inferiores pode correr na trombose venosa profunda, tromboflebite, insuficiência venosa ou inflamações nos tecidos das pernas. Uma causa comum de pernas inchadas são as conhecidas varizes dos membros inferiores, que dificultam o retorno do sangue das pernas. Existe um tipo de edema em que não se consegue determinar uma causa, chamado edema idiopático, que ocorre principalmente em mulheres, normalmente associado ao período menstrual, à obesidade e à depressão.

O principal sinal das pernas inchadas é o aumento de volume delas, uma sensação de peso e tensão, uma dor indistinta como cãibra, hipersensibilidade da pele e, eventualmente, uma tonalidade pálida ou azulada da pele. Nos casos de inflamações, os sinais flogísticos de rubor e calor também estarão presentes. Estes sintomas, quando ocorrem por exemplo depois de longos voos ou de viagens de carro ou, ainda, depois de períodos de permanência na cama, são uma indicação de que o sistema venoso pode não estar funcionando bem.

O inchaço das pernas é facilmente identificado mediante simples inspeção visual, mas em caso de dúvidas uma leve pressão sobre a pele, com a polpa de um dos dedos, deixará uma depressão nitidamente visível, que se desfará lentamente. No entanto, mais importante que diagnosticar o edema é diagnosticar a sua causa. Isso exige exames específicos, conforme as suspeitas levantadas.

O tratamento do inchaço nas pernas deve ser feito mediante a identificação e tratamento apropriado a cada causa. O paciente deve suspender os fármacos que esteja tomando, com a orientação do seu médico e se esta suspensão for possível; fazer correção do balanço dos eletrólitos do organismo e da proteinemia. O paciente deve evitar manter as pernas inativas, exercitando-se de quando em vez e deve, também, usar meias elásticas de compressão, desde o momento que acordar até a hora de dormir. O diurético nem sempre está indicado. Mal indicado, ele aumenta a retenção de sódio, portanto não deve ser usado em pessoas saudáveis com edemas pequenos.

A melhor maneira de prevenir o edema das pernas é tratar das suas condições causais, mas algumas providências podem diminuir um inchaço:

•Evitar longos períodos de inatividade das pernas.
•Diminuir o consumo de sal.
•Evitar exposição excessiva a ambientes muito quentes.
•Usar meias de compressão.
•Evitar os saltos muito altos ou as sandálias rasteiras.
•Elevar os pés da cama.
•Fazer qualquer atividade que implique em contração e relaxamento da panturrilha.

Nenhum comentário: