Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de julho de 2015

O que são desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes?



Desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes são produtos de higiene pessoal destinados a resolver o problema do mau cheiro do suor, principalmente, na região das axilas. Atualmente, os desodorantes são usados praticamente em todas as partes do corpo e inclusive nas roupas, para aromatizar ambientes e até mesmo em animais domésticos. Existem também cremes, aerossois, sprays, roll-ons e inclusive substâncias caseiras com o mesmo objetivo.

Os termos “desodorantes” e “antitranspirantes” geralmente são usados indistintamente, mas, na verdade, referem-se a coisas diferentes. Os desodorantes são indicados para diminuir o odor desagradável do suor, sem diminuir a sua produção. Não diminuir a produção do suor pode ser muito conveniente porque ele tem funções fisiológicas importantíssimas no organismo, como manter a temperatura corporal, hidratar a pele e eliminar metabólitos. Além disso, o suor em si não é o responsável pelo mau cheiro, pois ele é praticamente água (99%). O odor que se costuma atribuir ao suor advém da decomposição de algumas substâncias dele por bactérias que existem na pele ou no ar. Os antitranspirantes funcionam inibindo a produção de suor e, por isso, mantendo o corpo relativamente seco. Estão indicados para pessoas que suam em excesso. Nem todo desodorante é também antitranspirante, mas quase todo antitranspirante é também um desodorante, porque contém uma substância que elimina o odor. Os antiperspirantes são a mesma coisa que os antitranspirantes. As duas palavras são sinônimas.

As glândulas sudoríparas são de dois tipos: écrinas, que eliminam apenas água, e apócrinas, responsáveis pela excreção de sais, restos celulares e do metabolismo, substâncias que quando degradadas por bactérias ou fungos exalam um cheiro ruim. Como estas glândulas estão localizadas principalmente nas axilas é daí que o mau odor se exala. Os desodorantes matam as bactérias, diminuem a concentração desses microrganismos, podem ou não possuir fragrância própria para camuflar o odor e não interferem na produção do suor. Como sugere o próprio nome, visam apenas acabar com o odor. Já no caso dos antitranspirantes, o principal componente ativo coagula as proteínas e fecham, assim, os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção do suor. O antitranspirante, quando aplicado na superfície da pele, forma um gel que cria um “tampão”, reduzindo a quantidade de suor que é secretada na superfície da pele.

A escolha do produto a ser usado deve ser feita com base nas características de cada pele e nas necessidades e gosto de cada pessoa. Os cremes são os produtos que mais hidratam a pele; os roll-ons não são muito indicados porque tem contato direto com a pele e podem ser contaminados por bactérias; os sprays podem causar ardência na pele e os aerossois secam muito rapidamente, além disso, podem causar irritação na pele e manchas nas roupas. Substâncias básicas comuns como leite de magnésia ou talco com bicarbonato de sódio também ocasionam a morte das bactérias causadoras do mau odor do suor.

Os antitranspirantes apresentam o risco de obstruir os poros e produzir inflamação da glândula sudorípara, produzindo furúnculos. Algumas pessoas podem apresentar irritação causada por componentes derivados do alumínio contidos nesses produtos. Recentemente, tem havido informações de que os sais de alumínio e seus derivados são absorvidos pelo organismo e podem causar câncer de mama nas mulheres, mas essa relação ainda não foi confirmada até o momento.

Nenhum comentário: