Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

Doença de Behcet (ou Behçet)


A doença de Behçet (ou Behcet) é uma desordem rara que causa inflamação generalizada em todos os vasos sanguíneos do corpo. Esta inflamação leva a numerosos sintomas que a princípio podem parecer não relacionados.

As causas da doença de Behcet ainda não são totalmente conhecidas, mas ela parece pertencer ao rol das doenças autoimunes, o que significa dizer que o corpo ataca por engano algumas de suas células sadias. Fatores tanto genéticos como ambientais são responsáveis pela doença de Behçet.

Alguns pesquisadores acreditam que infecções por vírus ou bactérias podem desencadear a doença em pessoas predispostas. A doença de Behçet afeta igualmente homens e mulheres, usualmente na década dos 20 ou dos 30 anos, embora a doença exista também em crianças e tenda a ser mais grave no sexo masculino.

Os sinais e sintomas da doença de Behcet variam de pessoa para pessoa e podem desaparecer e reaparecer por si próprios. A doença tem períodos de remissão ou de agravamentos espontâneos. Os sinais e sintomas dependem ainda da parte do corpo que seja afetada. As áreas mais comumente comprometidas são a boca, a pele, os genitais, os olhos, as articulações, os vasos sanguíneos, o cérebro e o sistema digestivo.

Na boca, podem ocorrer feridas arredondadas que logo se tornam ulceradas. Estas feridas usualmente desaparecem dentro de uma a três semanas, mas podem reaparecer. Na pele as lesões são variáveis em aparência e afetam sobretudo os membros inferiores. Nos genitais as lesões geralmente atingem a vulva ou o escroto e são ulcerações avermelhadas.

Nos olhos podem causar uveítes. Nas articulações, geralmente ocorre inchaço e dor, principalmente nos joelhos, embora os punhos, cotovelos e tornozelos também possam ser envolvidos. No sistema vascular pode ocorrer inflamação das veias e das grandes artérias, as quais podem produzir um coágulo sanguíneo. A maioria dos sinais e sintomas da doença de Behçet é causada por essa vasculite. No sistema digestivo a doença de Behçet pode gerar sintomas muito variáveis, que incluem dor, diarreia ou sangramento. No cérebro a doença de Behcet causa inflamação do sistema nervoso que pode levar a dores de cabeça, febre, desorientação, desequilíbrio ou mesmo acidente vascular cerebral.

O médico deve basear-se principalmente nos sinais e sintomas da doença para fazer o diagnóstico, porque nenhum teste pode determinar em forma definitiva se uma pessoa tem ou não esta patologia. Exames de sangue e outros testes de laboratório podem ser pedidos para excluir outras doenças de sintomas assemelhados.

A doença de Behcet não tem cura. O tratamento visa reduzir os sinais e sintomas da doença e prevenir complicações sérias, como a cegueira, por exemplo. Se o quadro sintomático for leve, o paciente pode passar sem tomar remédio nos períodos intercrises. Se for mais sério, medicações podem ser necessárias de maneira permanente para controlar os sintomas.

Cremes para a pele, colírios para os olhos, soluções bucais, dentre outros produtos podem ser usados para sintomas individuais. Se as medicações tópicas não controlarem os sintomas podem ser usadas medicações sistêmicas. Ocasionalmente podem ser usados corticosteroides ou medicações que suprimam ou debilitem o sistema imune ou modifiquem a resposta dele.

Não há como prevenir a doença de Behçet.

Com a passagem do tempo, os sintomas da doença de Behcet podem se tornar menos severos.

A doença de Behçet pode levar a várias complicações, conforme a área acometida. Por exemplo: inflamação que ocorre nos vasos sanguíneos da retina podem levar a complicações graves, inclusive cegueira e a inflamação das artérias de grande calibre pode levar a aneurisma, estreitamento ou bloqueio total dos vasos.

Nenhum comentário: