Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de março de 2015

Tireóide: apresentação


Cerca de 10% das mulheres com idade acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireóide.

Algumas estatísticas demonstram que uma em cada cinco mulheres que procuram o ginecologista para iniciar a terapia de reposição hormonal apresenta,
na verdade, problemas tireoidianos. É importante estar atento, porém, pois todas as pessoas, independentemente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações nessa glândula.

Quando a tireóide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

De maneira geral, quando a glândula está em hiperfuncionamento ocorre uma aceleração do metabolismo em todo o organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso, entre outros. Por outro lado, quando a glândula está em hipofuncionamento, pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso, etc.

A tireóide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que têm como uma de suas principais funções regular o metabolismo.

Quando ela não funciona adequadamente, pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar despercebidos até formas extremamente graves que podem trazer risco à vida.

Está localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todo o organismo, regulando o crescimento, a digestão e o metabolismo.

2 comentários:

Luisa disse...

Tenho hipotirioidismo. Devido a um stres muito grande, a dose do euthirox ficou muito alta.
Tive todos os sintomas de hipertirioidismo
Tive que abaixar a dose.
Pode acontecer?
Como controlar isso?
grata
Luisa

Carlos Alberto Rey disse...

Apenas o controle permanente das funções tireoidinas com um clínico ou com um endocrinologista podem dar a correta diretriz para o tratamento das enfermidades da tireóide.
Não há outro recurso...