Pesquisar este blog

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Chlorella


A chlorella foi descoberta pelos japoneses, tradicionais consumidores de algas, que apreciam e a utilizam normalmente como complemento alimentar. Relatam uma sensação de bem estar e aumento da energia após um curto período de uso. É uma alga riquíssima em clorofila, proteínas, vitaminas, sais minerais e aminoácidos essenciais.

O nome chlorella deriva do prefixo "Chloros" (verde) e sufixo "Ella" (pequeno), referindo-se ao extraordinário conteúdo de clorofila que dá a característica cor de esmeralda-verde. Esta alga apresenta 70% de sua composição da mais pura clorofila, o que faz dela a maior fonte de clorofila em nosso planeta.

Chlorella são algas unicelulares de água doce que pertencem a categoria de celulas eucarióticas presentes no planeta a milhões de anos. Seu tamanho é aproximadamente o mesmo de um eritrócito humano, entre 2-8 microns de diâmetro.

Ela foi a primeira forma de vida com um núcleo verdadeiro.

A maioria das algas tem uma estrutura similar a de um vírus, sendo primitivas por não possuírem núcleo.

Exceto a Chlorella, o que lhe confere muitas de suas “propriedades extras”.

O ciclo reprodutivo completa-se em menos de 24 horas

A Chlorella não é visível a olho nu; é esférica; de 2 a 10 micrômetros de diâmetro e não possue flagelo.

Depende da fotossíntese para crescer e se reproduzir, requerendo somente dióxido de carbono, água, luz solar e certos minerais.Sua parede celular, além de protegê-la, apresenta inúmeras moléculas de clorofila, conhecida pela maior concentração dessas em todo o planeta.

Sua rápida taxa de reprodução (divisão celular) é inacreditável (isso em condições de luz solar e água doce fresca há reprodução muito acelerada).

Uma célula pode se dividir em quatro a cada 16/24 horas.

Se ela reproduzisse livremente, em condições ideais, após 63 dias haveriam células suficientes para ocupar toda a superfície terrestre.

Porém, a natureza limita essa taxa de crescimento: cada uma requer uma quantidade substancial de luz solar.

Além disso, um grupo dessa alga causa diminuição significativa no espaço disponível, e conseqüentemente, sua taxa de multiplicação.

Durante a divisão, a célula mãe se reproduz assexuadamente pela formação de 4, 8 ou raramente 16 auto-esporos (células filhas).

Durante, aproximadamente, os primeiros bilhões de anos de existência da Terra, sua atmosfera era repleta de gases fatais, como: amônia, metanol e dióxido de carbono.

Então, tornou-se a função das plantas (inclusive a Chlorella) filtrá-los, possibilitando dessa forma, o surgimento da fauna e da flora.

Resistente à águas contaminadas com mercúrio, cádmio ou chumbo graças as suas inúmeras proteínas.

O interesse como fonte de alimento partiu, no período pós-guerra, por parte do Japão, que passava por um sério problema: deficiência alimentar.

Em 1951, a Fundação Rockefeller e o governo japonês apoiaram os estudos do Dr. Hiroshi Tamiya no Instituto Biológico Tokugawa, pioneiro no desenvolvimento da tecnologia de crescimento da Chlorella em larga escala.

Seis anos mais tarde, a organização chamada Japão Chlorella fundou um centro de pesquisa e o maior tanque do mundo foi construída.

Então, outra fundação, Japão Chlorella Associações, foi estabelecida com assistência financeira governamental.

O objetivo era comercializá-la como alimento. Mas, os planos foram adiados por dois anos porque o arroz, estava disponível em maior quantidade e menor custo.

Outro motivo era sua baixa digestibilidade e a sua melhora foi a chave para seu sucesso atual.

Embora sua célula estivesse naturalmente protegida por inúmeros nutrientes por bilhões de anos, foi provado ser esta compressão a desvantagem para o consumo humano.

O problema foi resolvido em 1975 quando uma patente descobriu que a quebra de sua parede celular rendia uma digestibilidade de mais de 80%.

Comprovou-se que ela contém uma surpreendente variedade de vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Principais efeitos da clorela:

. Supre as deficiências de proteínas, vitaminas e minerais;
. Normaliza a digestão e a função intestinal;
. Estimula o crescimento e a recuperação dos tecidos;
. Estimula as funções cerebrais, principalmente em crianças;
. Reduz o envelhecimento precoce e a degeneração orgânica;
. Proporciona recuperação mais rápida de contusões, perdas de tecidos, fraturas e cirurgias;
. Fortalece o sistema imunológico;
. Protege contra agentes poluentes e tóxicos e radiações de diversos tipos, principalmente atômica e solar (raios ultravioleta);
. Ajuda na eliminação das toxinas retidas nos tecidos orgânicos (tipo ácido úrico, fenol, cadaverina, indol, escatrol, putrescina, nitrosaminas, benzopireno e outras, derivadas da alimentação industrializada);
. Previne doenças degenerativas como câncer, cardiopatias, diabetes, arteriosclerose, reumatismo;
. Auxilia o tratamento das infecções em geral - bacterianas, virais, por fungos;
. Auxilia o emagrecimento (para isso, deve ser ingerida uma hora antes das refeições)

Observação: a clorela e a espirulina têm propriedades similares, mas não são a mesma coisa.

A primeira é de água doce e tem efeitos superiores; a segunda é de água salgada.

Nenhum comentário: