Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Levofloxacina e seu uso em crianças


As preocupações de segurança para uso das fluoroquinolonas começaram a existir a partir de estudos com animais que demonstraram lesão da cartilagem nas articulações de suporte de peso, dependente da dose e da duração do tratamento.

Esta preocupação, na verdade, é antiga: da década de 1980 do século XX!

Para as crianças tratadas com levofloxacina ou outros medicamentos que servem de base comparativa em estudos comparativos e randomizados para otite média aguda e pneumonia adquirida na comunidade, este estudo de segurança de seguimento de cinco anos foi desenhado para avaliar a presença/ausência de lesão da cartilagem.

Crianças matriculadas em estudos de tratamento também foram incluídas em um ano de acompanhamento no estudo de segurança do uso de fluoroquinolonas, que focou em eventos adversos musculoesqueléticos (EAME).

Aquelas com EAMEs persistentes, distúrbios musculoesqueléticos definidos no protocolo ou de preocupação para o Data Safety and Monitoring Committee, foram solicitadas a se inscreverem para mais quatro anos de acompanhamento, o objeto do presente relatório publicado no periódico Pediatrics.

Dos 2.233 pacientes que participaram do estudo de 12 meses de acompanhamento, 124 dos 1.340 (9%) indivíduos em uso de levofloxacina e 83 de 893 (9%) indivíduos no grupo de comparação continuaram para a avaliação pós-tratamento de cinco anos.

Das crianças identificadas com um EAME durante 2 a 5 anos após o tratamento, o número que era "possivelmente relacionado" à terapia medicamentosa foi igual para ambos os grupos: um de 1.340 para o grupo em uso de levofloxacina e um de 893 para o grupo da comparação.

De todos os casos de EAME avaliados pelo Data Safety and Monitoring Committee, pós-tratamento de cinco anos, nenhum caso foi avaliado como "provavelmente relacionado" para o estudo da medicação.

Concluiu-se que não há nenhuma diferença clinicamente detectável entre crianças tratadas com medicamentos que servem de base comparativa ou com a levofloxacina, em relação aos EAMEs, entre um e cinco anos após o tratamento. Os riscos de lesão da cartilagem com o uso de levofloxacina parecem ser incomuns, são clinicamente indetectáveis durante cinco anos ou são reversíveis.

Fonte: Pediatrics, publicação online de 2 de junho de 2014

Nenhum comentário: