Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Extrato de chá verde é bom para a memória?


Eu disse extrato de chá verde e não chá verde!

Já foi proposto que o extrato de chá verde pode ter um impacto benéfico sobre a função cognitiva, sugerindo implicações clínicas promissoras. No entanto, os mecanismos neurais subjacentes a este efeito ainda permanecem desconhecidos.

Um estudo conduzido por Stefan Borgwardt, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Basel, na Suíça, investigou se a ingestão de extrato de chá verde modula a conectividade cerebral durante o processamento da memória e se os parâmetros de conectividade estão relacionados ao desempenho de uma tarefa.

Um estudo duplo-cego, com voluntários do sexo masculino, saudáveis, que receberam um refrigerante à base de soro de leite, contendo 27,5 g de extrato de chá verde, ou uma bebida semelhante sem o chá verde (controle), analisou o efeito de memória na conectividade efetiva entre as regiões frontal e parietal do cérebro. Os participantes receberam tarefas de memória ao se submeterem à ressonância magnética funcional.

O extrato de chá verde aumentou a modulação induzida na memória de trabalho de conectividade do lóbulo parietal superior direito ao giro frontal médio. Notavelmente, a magnitude do aumento da conectividade parieto-frontal induzida pelo chá verde foi positivamente correlacionada à melhoria no desempenho de uma tarefa.

Concluiu-se que os resultados fornecem uma primeira evidência para o efeito benéfico do chá verde no funcionamento cognitivo, em particular, sobre o trabalho de processamento da memória no sistema neural, sugerindo mudanças na plasticidade de curto prazo das conexões cerebrais parieto-frontais.

A modelagem de conectividade efetiva entre regiões frontal e parietal do cérebro durante o processamento da memória de trabalho pode ajudar a avaliar a eficácia do chá verde no tratamento de deficiências cognitivas dos transtornos psiquiátricos, tais como a demência.

Fonte: Psychopharmacology, publicação online de 19 de março de 2014

Nenhum comentário: