Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Baixa de plaquetas no sangue


Trombocitopenia [É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias], ou plaquetopenia, é uma baixa na contagem das plaquetas sanguíneas, que descem a números inferiores a 150.000/mm³.

Esse rebaixamento é provocado por distúrbios na produção, distribuição ou destruição de plaquetas.

As plaquetas são células produzidas na medula óssea, que atuam na coagulação do sangue e ajudam, por exemplo, uma ferida a parar de sangrar.

Normalmente o sangue contém de 150.000 a 350.000 plaquetas por mm³.

Muitas doenças e condições mórbidas podem reduzir o número de plaquetas, mas muitas vezes não se detecta uma causa específica.

As causa mais comuns de trombocitopenia são: diminuição da produção medular devido a enfermidades medulares, infiltração por células malignas, quimioterapia, hipoplasia congênita da medula, sequestro esplênico, aumento da destruição plaquetária, indução por fármacos e dengue.

As hemorragias cutâneas que aparecem na parte inferior das pernas em virtude de estímulos mínimos ou mesmo espontaneamente (petéquias, púrpuras, equimoses) muitas vezes constituem o primeiro sinal das trombocitopenias.

Com frequência ela pode provocar também sangramento de nariz ou gengivas, períodos menstruais anormalmente intensos e duradouros, hemorragias desproporcionais aos ferimentos, etc.

As hemorragias anormais geralmente ocorrem quando a quantidade de plaquetas se torna inferior a 30.000/mm³ ou ainda menos.

O diagnóstico de trombocitopenia pode ser realizado por um simples hemograma, embora a determinação da causa possa exigir uma biópsia de medula óssea.

Quando se conhece a causa da trombocitopenia é importante tratá-la. Se as plaquetas estiverem muito baixas é possível que o médico prescreva uma transfusão de plaquetas ou que se postergue por um tempo o tratamento quimioterápico a que o paciente deva se submeter.

Nesses casos, os pacientes devem receber um tratamento hospitalar ou então devem permanecer de repouso a fim de evitar lesões acidentais.

Quais são os cuidados que devem ser tomados por uma pessoa que tenha trombocitopenia?

Tente evitar qualquer sangramento:

•Ao escovar os dentes, faça-o com uma escova macia e sem realizar movimentos bruscos.
•Ao assoar o nariz, não sopre com muita força.
•Tome muito cuidado ao manipular objetos cortantes.
•Ao fazer a barba use uma máquina elétrica, no lugar de lâminas.
•Use um tipo de calçado que proteja seus pés.
•Em caso de sofrer um corte, pressione o local firmemente, esperando o sangramento parar.
•Não utilize fio dental.
•Não realize atividades físicas ou esportivas que possam expor a alguma lesão.
•Não tome qualquer medicamento, suplemento alimentar, vitaminas ou chás sem orientação médica.

Nenhum comentário: