Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de março de 2014

Micoses: Tinha ungueal


Onicomicose (também conhecido como "onicomicose dermatofítico", "Micose das unhas," É a doença mais comum das unhas e é uma das mais frequentes afecções dermatológicas (pele e anexos).

Esta condição pode afetar as unhas dos pés ou unhas das mãoe, mas as infecções do hálux (dedão do pé) são particularmente as mais comuns.

A prevalência de onicomicose é de cerca de 6-8% na população adulta.

Fatores de risco para onicomicose incluem história familiar, o aumento da idade, saúde precária, trauma prévio, clima quente, a participação em atividades de fitness, a imunossupressão (por exemplo, HIV, induzidas por drogas), banhos comunais, e calçado oclusivo (preste atenção neste ítem!).

Existem quatro tipos clássicos de onicomicose:

Onicomicose distal subungueal: A forma mais comum de tinha ungueal geralmente causada por Trichophyton rubrum, que invade o leito ungueal ea parte inferior da placa ungueal.

Onicomicose superficial branca: Causada por invasão de fungos das camadas superficiais da lâmina ungueal para formar "ilhas brancas" na superfície da unha (muito confundida com "falta de vitaminas"). Representa apenas 10 por cento dos casos de onicomicose.

Onicomicose subungueal proximal: a penetração de fungos da placa recém-formada da unha, através da dobra ungueal proximal. É a forma menos comum de tinha ungueal em pessoas saudáveis, mas mais comumente encontrados quando o paciente é imunocomprometidos.

Candida onicomicose: espécies de Candida invadem as unhas geralmente ocorrem em pessoas que freqüentemente mergulhar as mãos na água. Isso normalmente requer o dano antes da unha por infecção ou trauma.

Tratamento?

Desde medicação tópica (esmaltes antifúngicos) até medicação por via oral, passando pelos cuidados gerais com doenças crônicas paralelas e higiene local.

Nenhum comentário: