Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tracoma


Tracoma é uma doença oftalmológica infecciosa, de etiologia bacteriana, altamente contagiosa, que compromete a córnea e a conjuntiva, podendo levar à cegueira.

O tracoma é causado pela Chlamydia trachomatis, uma bactéria gram-negativa, que vive obrigatoriamente no interior das células, com tropismo especial pelas células epiteliais, transmitida por moscas caseiras, a partir de sujeiras.

A transmissão é feita pelo contato direto com as secreções oculares, nasais ou bucais de uma pessoa afetada, através de objetos em contato com essas secreções e até mesmo por meio de insetos.

Depois de uma incubação da bactéria, de cinco a doze dias, o indivíduo apresenta uma secreção mucopurulenta, corrimento ocular, pálpebras edemaciadas, fotofobia, dor e lacrimejamento.

Em sua fase inicial, o tracoma pode ter a aparência de uma ceratoconjuntivite bilateral.

Os pacientes que apresentam triquíase (crescimento das pestanas para dentro, em direção ao globo ocular), entrópio (a extremidade da pálpebra dobra para dentro e os cílios tocam a superfície do olho) ou ulceração corneana manifestam dor constante pois os cílios tocam a córnea.

Se a doença está mais avançada, pode haver a presença de cicatrizes na córnea e na conjuntiva, prejudicando a visão. Pode haver inchaço dos nódulos linfáticos que se localizam próximos aos ouvidos.

A maior ou menor gravidade da doença decorre principalmente da reincidência dos episódios e pelas conjuntivites bacterianas associadas.

O diagnóstico do tracoma pode ser feito clinicamente por meio de seus sinais e sintomas e complementado por meio de material coletado por raspagem da conjuntiva e corado para saber se há inclusões citoplasmáticas típicas das clamídias.

Pode-se também fazer uma sorologia com pesquisa da presença de anticorpos específicos.

Conforme o caso, a doença pode ser tratada com antibióticos ou sulfas de uso no local da lesão, sob a forma de colírios, cremes e pomadas ou de administração oral.

Se não for tratado a tempo e adequadamente, os sintomas se agravarão, podendo causar cegueira, em virtude da ulceração e cicatrização extensas da córnea.

A prevenção desta doença pode ser feita através da adoção de hábitos adequados de higiene, como lavar o rosto das crianças com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e boas condições sanitárias.

Em virtude do alto grau de contágio da doença, as pessoas em contato com o paciente devem ser tratadas profilaticamente.

Indivíduos com tracoma grave têm maior probabilidade de desenvolverem entrópio, triquíase e opacificação de córnea.

Casos mais graves ou que evoluam sem tratamento podem levar à cegueira.

Nenhum comentário: