Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Queilite angular




A Queilite Angular é uma dermatose comum, caracterizada por inflamação, fissuração e maceração dos ângulos da boca.

Ela possui alguns sinônimos como: perléche, comissurite Labial e boqueira.

É uma doença de origem multifatorial, em cujo desenvolvimento vários fatores predisponentes podem desempenhar papel importante, podendo surgir pelo acúmulo de material salivar ou de ação irritante de medicamentos e dentifrícios de prótese dentária, surgindo por perda de dimensão vertical.

A base do tratamento da queilite angular é a eliminação dos fatores desencadeantes.

A queilite angular, geralmente, está relacionada a um ou mais dos seguintes fatores implicados na sua etiologia: agentes infecciosos (Estreptococos, Estafilococos e Candida albicans); doenças dermatológicas (dermatite atópica, envolvendo a face e dermatite seborréica); deficiência nutricional (riboflavina, folato e ferro), imunodeficiência (HIV, diabetes mellitus, câncer, transplante), hipersalivação e fatores mecânicos provocando a perda da dimensão vertical de oclusão, com queda do lábio superior sobre o inferior, na altura do ângulo da boca, como ocorre no processo normal de envelhecimento, no prognatismo, na ausência de dentes ou com o uso de próteses mal adaptadas.

Existe uma tendência a relacionar a queilite angular com a carência de vitaminas, principalmente do complexo B. esta causa é exceção e só deve ser cogitada quando existem manifestações de pelagra ou de carência protética.

Em paciente idosos, as lesões da queilite angular podem ser devidas à anemia, perda da dimensão vertical ou diversas infecções.

Porém, quando aparecem em uma pessoa jovem, de aspecto sadio, devemos levar em consideração um esclarecimento diagnostico visando um exame global do sistema imunológico; também é comum em crianças com dermatite atópica, com o lambimento dos lábios e/ou uso de aparelhos dentários como um fator causal.

A principio, a doença cura rapidamente com medicações nos locais das lesões, devendo ser recomendado ao paciente que evite alimentos e bebidas ácidas que irritam o local. Raramente são necessários tratamentos em longo prazo, por via oral ou até cirúrgico.

No tratamento da queilite angular é fundamental a correção dos fatores desencadeantes como, por exemplo, adequação de próteses dentária e correção de deficiência nutritiva, terapia da doença de base, assim como aplicação de antimicóticos e antibióticos
tópicos por tempo prolongado.

É de extrema importância também a profilaxia da queilite angular mantendo a higiene e desinfecção adequadas de próteses dentárias, fontes potenciais de contaminação, com isso evitando-se as recidivas.

Há casos nos quais é necessária a realização de cirurgia plástica para levantar os ângulos da boca, evitando-se assim o
acumulo de saliva nas comissuras.

Na queilite angular a candídiase esta sempre presente, mas não é necessariamente a causa primaria.

Deve ser naturalmente erradicada, o que favorece a recuperação do tecido e a cura da doença.

Nenhum comentário: