Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Laser para o tratamento de problemas de pele


Os feixes de raios laser, quando adequadamente aplicados à pele, permitem curar várias alterações.

Existem dois tipos de aparelhos para aplicação terapêutica de raios laser: os de luz coerente e os de luz não-coerente.

Os primeiros têm apenas um comprimento de onda constante e são usados para tratamentos específicos e os outros apresentam vários comprimentos de onda e se usa numa variedade maior de tratamentos.

O laser também é muito procurado para remover pelos e tatuagens.

Adequadamente usado, o laser pode apresentar resultados benéficos na correção ou tratamento das olheiras, manchas, sardas, estrias, vasinhos estourados, pelos, rugas, rosáceas, nevos, hemangiomas, psoríases, herpes, queloides, fungos nas unhas e lesões descamativas da pele.

Antes de usar o laser as pacientes (geralmente são mulheres) devem ficar sem expor-se ao sol por um mês e depois das aplicações por mais um mês. Tanto o terapeuta como o paciente devem usar óculos de proteção durante todo o procedimento.

Após cada sessão deve-se hidratar corretamente a pele e beber bastante água. O laser faz uma fotodermólise seletiva das lesões da pele.

Com modificações no aparelho de aplicação pode-se atingir camadas da pele de diferentes profundidades, de acordo com as lesões a serem corrigidas.

Em todos os casos, o laser estimula o colágeno e garante a firmeza da pele permitindo a ela “rejuvenescer”.

É necessário verificar previamente o tipo de pele da paciente e se ela está em condições de receber o laser.

O número de sessões de aplicação do laser deve ser definido pelo médico, mas é muito variável e depende tanto do tipo de lesão a ser tratada quanto do estado em que se encontre a pele.

A aplicação dos raios laser não causa dor forte, mas pode levar a um certo incômodo durante a aplicação.

Como é um tratamento não invasivo, o laser permite que o paciente volte às suas atividades tão logo acabe sua sessão.

O uso médico dos raios laser, embora muito seguro, não é totalmente inofensivo e exige a observação de certas condições para serem aplicados.

Além disso, muitas lesões diferentes, que requerem diferentes formas e frequências de aplicações, podem parecer idênticas para o leigo.

Por isso, o laser só deve ser aplicado por um médico que entenda os detalhes de cada situação e possa dizer o que é e o que não é tratável com o laser.

Cada caso requer um tipo diferente de laser.

Mesmo com especialistas treinados podem ocorrer problemas, mas esses profissionais experientes têm mais chances de tratá-los e corrigi-los.

Como todo tratamento, o laser também tem suas limitações e contraindicações.

O laser não deve ser usado na gravidez, em lactantes e em pessoas com certas doenças de pele.

Também não deve ser feito em casos de bronzeamento da pele, pois pode causar bolhas e queimaduras. Mais manchas, cicatrizes e queimaduras são problemas comuns de uma má aplicação do laser.

Nenhum comentário: