Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tabagismo: algumas atualidades


Estudos sugerem que, entre os fumantes ativos, a exposição prévia ao tabagismo dos pais pode aumentar a susceptibilidade para o desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crônica.

Assim, um atual estudo avaliou prospectivamente se o fumo dos pais aumenta os efeitos do tabagismo ativo nos primeiros déficits de função pulmonar em adultos jovens.

Foram utilizados dados da coorte de nascimentos “Tucson Children's Respiratory Study”.

O tabagismo materno e paterno foi avaliado através de questionários preenchidos pelos pais no momento do nascimento do participante.

Tabagismo ativo por parte dos participantes foi avaliada através de questionários pessoais concluídos em idades de 16, 22 e 26 anos. Quatro grupos foram gerados a partir da combinação de tabagismo dos pais e tabagismo ativo.

Parâmetros de função pulmonar, incluindo o volume expiratório forçado em 1 s (FEV 1 ) / capacidade vital forçada (CVF), foram avaliados por meio da espirometria antes e após a inalação de 180 mcg de salbutamol em aos 11,16, 22 e 26 anos.

Os dados completos estavam disponíveis para 519 participantes. Valores de FEV1/CVF pré-broncodilatador não diferiram em aos 11, 16 e 22 anos.

No entanto, aos 26 anos, os participantes com a exposição ao tabagismo dos pais e ao tabagismo ativo, apresentaram níveis de FEV 1 / FVC pré-broncodilatador, em média, 2,8% (0,9% para 4,8%, p = 0,003) menor do que os participantes que não foram expostos ao tabagismo dos pais ou tabagismo ativo.

Em contraste, os indivíduos que só foram expostos ao tabagismo ativo ou apenas expostos ao tabagismo dos pais não diferiram daqueles que não foram expostos a qualquer um dos fatores.

Entre 11 e 26 anos, os participantes com a exposição ao tabagismo dos pais e ativa tiveram a queda mais acentuada no nível de FEV 1 / FVC, FEV 1 , fluxo expiratório forçado entre 25% e 75% da CVF (FEF 25 - 75) e FEF 25-75 / CVF.

O ato de fumar dos pais e o tabagismo ativo atuam sinergicamente para afetar os déficits de função pulmonar precoce na idade adulta jovem.

Fonte: Thorax 2013;68:1021-102.

Um comentário:

Unknown disse...

O Cigarro é terrível mesmo acaba com o ser humano totalmente!!
www.semcigarro.vai.la