Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Hemostasia


É a manutenção adequada do fluxo sanguíneo no interior dos vasos, tanto pela capacidade de evitar sangramentos, quanto pela prevenção de tromboses.

Os sangramentos podem serevitados pela contração vascular, pela agregação das plaquetas e pela formação de coágulo de fibrina.

A trombose pode ser prevenida pela fibrinólise, pelos inibidores plaquetários e pelos inibidores da coagulação.

Todos são mecanismos complexos e interdependentes, mas mantêm o delicado equilíbrio de forças que permitem ao organismo a Vida.

Algumas informações complementares sobre avaliação laboratorial da hemostasia:

Tempo de sengramento: refere-se à agregação plaquetária, isto é, o tempo necessário para que as plaquetas "se organizem" para evitar o sangramento. O tempo habitual correto é entre 3 e 6 minutos.

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa): a técnica é a adição de um silicato ao plasma e mais alguns detalhes para avaliar como está este componete de coagulação do sangue, sendo o tempo normal entre 60 e 110 segundos.

Tempo de Tromboplastina: é um tempo convertido em percentagem que avalia se está adequada a função deste componente da hoemostasia.

Tempo de Trombina: determina a velocidade com que o fibrinogênio se transforma em fibrina pela ação de quantidade padronizada de trombina, sendo o normal entre 26 a 32 segundos.

Tempo de coagulação: permite a avaliação global dos fatores de coagulação e seus resultados podem variar significativamente de acordo com as técnicas utilizadas; então os valores padrão são variáveis e devem ser discriminados no resultado.

Nenhum comentário: