Pesquisar este blog

sábado, 23 de novembro de 2013

Cistos de Ovários


Os cistos ovarianos ou cistos de ovário são pequenas bolsas cheias de fluido que podem ser encontradas no interior do ovário.

Normalmente essas alterações são benignas e pouco ofensivas, podendo raramente ser expressão de uma enfermidade maligna ou causarem complicações mais graves.

Mais comumente os cistos ovarianos são encontrados em mulheres em idade reprodutiva, sendo mais propensas a eles as portadoras de endometriose ou doença pélvica inflamatória (DIP).

Os tipos mais comuns de cistos ovarianos são:

•Cistos funcionais: fazem parte do processo normal do ciclo menstrual e não são expressão de nenhuma doença. O mais comum deles é o cisto folicular, que se origina da ausência de ovulação ou quando um folículo normal não se rompe e/ou não libera seu óvulo. Há também dois outros tipos de cistos funcionais: o cisto de corpo lúteo e o cisto hemorrágico. Caso não ocorra uma gravidez o corpo lúteo normal deveria desaparecer, mas quando ele persiste pode encher-se de fluido ou sangue e se tornar um cisto de corpo lúteo. No cisto hemorrágico acontece extravasamento de sangue para o interior do cisto, a partir de um vaso sanguíneo da sua parede.

•Cistos dermoides: conhecido como teratoma cístico maduro, é um tumor benigno. Ele pode conter gordura, ossos, pelos, calcificações e cartilagem no seu interior. Geralmente afeta mulheres jovens.

•Cisto endometrioide: também conhecido como endometrioma, é formado quando o tecido do endométrio, que recobre a face interna do útero, se desprende, migra e cresce nos ovários. Ele pode causar dor pélvica crônica durante a menstruação.

•Cistoadenoma: tumor benigno que se desenvolve no tecido do ovário. Ele pode ser preenchido por conteúdo seroso ou mucoso e atingir vários centímetros de diâmetro, necessitando de tratamento cirúrgico.

•Cistos patológicos: podem fazer parte da síndrome dos ovários policísticos ou serem associados a tumores.

As causas dos cistos ovarianos não são totalmente conhecidas, mas as alterações hormonais parecem relacionadas a eles. Como há vários tipos de cistos, suas causas também são várias. O cisto ovariano mais comum forma-se quando o folículo ovariano não se abre para expulsar o óvulo, como deveria acontecer a cada mês (processo que se chama ovulação), acumulando líquido em seu interior. Outro tipo de cisto ocorre após o óvulo ter sido liberado de um folículo, quando esse geralmente se enche de uma pequena quantidade de sangue, é o cisto de corpo lúteo. De modo geral os cistos no ovário ocorrem com mais frequência durante a idade fértil da mulher e são menos frequentes após a menopausa. Deve-se diferenciar os cistos funcionais dos cistos tumorais.

Embora não haja consenso a respeito, costuma-se considerar como fatores de risco:

•História prévia de cistos ovarianos.

•Ciclos menstruais irregulares.

•Obesidade.

•Menarca (primeira menstruação) precoce.

•Infertilidade.

•Hipotireoidismo.

Geralmente os cistos ovarianos que não se rompem ou não sofrem torção não causam sintomas. Quando há sintomas, os mais comuns são: dor contínua ou intermitente no abdome, na região lombar, na pelve ou na vagina; sensibilidade aumentada nos seios; abdome inchado; dor na menstruação; irregularidades menstruais; sangramentos uterinos anormais; dificuldade de urinar; náuseas e vômitos; infertilidade, etc. Se o cisto do ovário se romper, pode haver dor abdominal intensa do lado em que ele se encontra.

O diagnóstico dos cistos ovarianos deve ser feito levando-se em conta os sintomas relatados pela paciente, o exame físico da pelve ou por meio de uma ecografia transvaginal e de alguns exames laboratoriais.

O diagnóstico diferencial deve ser feito com outras doenças que possam apresentar sintomas semelhantes.

Nenhum comentário: