Pesquisar este blog

sábado, 19 de outubro de 2013

Vamos caminhar!


A caminhada é uma das atividades físicas mais praticadas pelas pessoas.

Ela é um exercício aeróbico (aeróbio??) muito utilizado, seja como meio de preservar a saúde e o peso corporal, seja pelas facilidades e comodidades que oferece: não tem custos; exige muito poucos equipamentos; não envolve grandes riscos e pode ter sua intensidade facilmente regulada.

No entanto, e talvez por isso mesmo, a maioria das pessoas nunca se preocupou sobre como ela pode ser otimizada para produzir seus melhores efeitos e evitar seus riscos mais comuns.

A caminhada foi popularizada no Brasil pelo Dr. Kenneth Cooper, criador do método “Cooper”.

Por isso, a atividade de caminhar é também chamada de “fazer Cooper”.

Atenção: o método Cooper não é para corridas: é para caminhadas!

A caminhada é a reprodução acelerada do ato natural de andar que faz parte do repertório de atividades fisiológicas naturais desde a infância e por isso não precisa de nenhum aprendizado especial.

Ela é uma excelente alternativa para todas aquelas pessoas que não são afeitas a nenhuma forma de esporte ou de atividade física e deveria ser realizada desde cedo, embora as pessoas mais jovens geralmente estejam envolvidas com estudo, trabalho, criação de filhos, etc. e nem sempre dispõem de tempo para caminhar regularmente todos os dias.

A caminhada produz benefícios equivalentes aos proporcionados pela natação ou pelo ciclismo, por exemplo.

Como se preparar para a caminhada?

Antes de tudo, é necessário fazer uma avaliação médica que trace seu perfil de saúde/doença e determine quais as características que a sua caminhada deve ter.

Usar roupas leves e calçados adequados são requisitos essenciais.

A roupa deve ser confortável e o calçado deve ter um solado que amorteça os impactos.

A alimentação é outro requisito muito importante: não se deve caminhar sem estar alimentado, pois o organismo precisa de nutrientes para acionar os músculos e se eles não forem corretamente supridos a pessoa pode começar a depauperar suas reservas orgânicas.

Mas se quiser comer alguma coisa antes da caminhada, dê preferência às frutas, sucos e vitaminas de frutas, que são alimentos mais “leves”.

Da mesma forma, a ingestão de pelo menos dois litros de água, distribuídos antes, durante e após o exercício é muito importante para compensar as perdas havidas durante o exercício.

Também o alongamento deve ser tido como de fundamental importância e ser praticado tanto antes como depois da caminhada.

Para retirar todo o proveito que a caminhada pode oferecer ela deve ser feita corretamente, obedecendo à orientação de um profissional de educação física. Pequenas irregularidades, às vezes não notadas, podem ter grandes repercussões no organismo.

Comece devagar e vá aumentando seu ritmo aos poucos, porque assim os riscos de complicações serão minimizados.

Chegando ao fim da caminhada, o ritmo deve ser gradualmente diminuído.

Cada caminhada deve começar com um aquecimento que evite distensões e terminar com um relaxamento que evite dores.

As diversas variações possíveis na caminhada (frequência, velocidade, ritmo, etc.) dependem da idade e das condições físicas da pessoa e esta deve ser monitorada em seus parâmetros cardiológicos e respiratórios.

Deve-se preferir caminhar no período vespertino, porém quando se mantém um horário fixo o organismo se adapta a ele.

Para melhoria do peso e do condicionamento físico a caminhada deve ser realizada de quatro a cinco vezes na semana ou, de preferência, todos os dias, a uma velocidade de pelo menos 7 km/hora (é, realmente, uma caminhada rápida!).

Comece sua caminhada com um tempo de trinta minutos, ou ainda menos, na primeira semana e vá aumentando o tempo e a intensidade gradualmente.

Se a pessoa tiver qualquer problema de saúde ou uma idade avançada, a caminhada não está liminarmente contraindicada, mas deve ser adaptada a essas condições especiais.

Em muitas dessas circunstâncias o ato de caminhar pode inclusive ser benéfico.

O fumo e o excesso de álcool são antagônicos ao ato de caminhar.

Procure não fumar e não beber em excesso!

Não jogue fora por um lado os benefícios que estão sendo auferidos, por outro.

Caminhar é uma atividade para a vida inteira, portanto tenha sempre em mente a sua segurança.

Procure caminhar preferentemente num solo plano e macio (de terra ou grama, por exemplo), sem buracos ou obstáculos e sem aclives e declives acentuados.

O local deve ser bem arejado e de preferência cercado de vegetação, como parques, jardins ou praias, mas a caminhada também pode ser realizada na rua, em pistas atléticas, ginásios, academias, praças ou em outros locais.

Evite caminhar sob sol ou frio intenso.

Se caminhar na rua nunca o faça com fones de ouvido que impeçam de ouvir sons e buzinas.

Nenhum comentário: