Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Prurido (coceira)


Éum sintoma que causa desconforto de variada intensidade, sendo um dos motivos mais comuns para consulta em clínica e dermatologia.

O prurido leva ao ato de coçar, que pode gerar alterações inflamatórias da pele e até mesmo infecção secundária na região.

Com a cronificação, a pele pode se tornar liquenificada (a pele se torna espessa e dura), descamativa e escoriada (uma lesão discreta, resultante de um trauma por abrasão linear ou com pequenas manchas, pontos ou depressões, produzida por meios mecânicos, freqüentemente, coçar).

O prurido pode ser desencadeadpo por vários estímulos, como toque leve, vibração e fibras de lã.

Existem quatro mecanismos para o surgimento do prurido:

Dermatológicos: processos inflamatórios ou patológicos (urticária, eczema);

Sistêmicos: relacionados com enfermidades que atingem órgãos diferentes da pele (sim, a pele é um órgão!), como, por exemplo a colestase (redução do fluxo biliar, quer por diminuição ou interrupção do mesmo);

Neuropáticos: relacionados com enfermidades do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico, como na esclerose múltipla;

Psicogênicos: relacionados a enfermidades psico-afetivas.

O prurido intenso estimula o ato de coçar vigorosamente o que, por sua vez, pode causar condições cutâneas secundárias, como as já citadas, que causam mais prurido.

Mas, o ato de coçar pode, temporariamente, reduzir a sensação de prurido, ativando circuítos neuronais inibitórios transitórios, pois a liberação de algumas substâncias, a partir da ruptura celular, provoca novamente mais prurido e leva a coçar novamente.

Causas mais comuns de prurido: dermatite atópica, dermatite de contato, dermatofitoses (micoses), líquem simples crônico, pediculose (piolhos), psoríase, escabiose (sarna), urticária, xerose (pele seca), picadas de insetos, reações alérgicas sistêmicas, linfoma de Hodgkin, colestase, diabetes, uso de algumas drogas, anemia ferropriva, esclerose múltipla, doenças psiquiátricas, insuficiência renal, alterações da tireóide e muitas outras...

Tratamento?

Depende de cada caso...

2 comentários:

Marilda Basso Medina disse...

Psicogênicos: relacionados a enfermidades psico-afetivas.
pode me explicar melhor

como tratar????

obrigada

Marilda Basso Medina disse...

Psicogênicos: relacionados a enfermidades psico-afetivas.

pode me explicar melhor

como tratar?