Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Leis que regulamentam o uso de capacetes por ciclistas reduzem a mortalidade


Um estudo de Bostom avaliou a associação entre a legislação sobre capacetes para ciclistas com as mortes de crianças relacionadas com colisões de veículos-bicicleta.

Foi realizado um estudo transversal de todos os ciclistas com idade entre 0-16 anos incluídos no “Fatality Analysis Reporting System”, que morreram entre janeiro de 1999 e dezembro de 2010.

Foram comparadas as taxas de mortalidade em populações específicas de cada estado - idade entre os estados com leis para uso de capacete e aqueles sem essas leis. Foram avaliados um total de 1.612 mortes relacionados com bicicleta entre crianças com idade < 16 anos . Não houve diferenças estatisticamente significativas na renda familiar média, a proporção de estados com leis de licenciamento para idosos, ou a proporção de estados com um limite de álcool no sangue de > 0,08%, entre os estados com leis para uso de capacete e aqueles sem essas leis.

A taxa de mortalidade não ajustada média foi menor nos estados com leis de capacete.

Após o ajuste para possíveis fatores de confusão, as taxas de mortalidade mais baixas persistiram em estados com leis do capacete.

Leis de segurança para uso de capacete ao andar de bicicleta estão associadas a uma menor incidência de mortes em crianças ciclistas envolvidas em colisões de veículos - bicicleta.

Fonte: The Journal of Pediatrics

Nenhum comentário: