Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Insônia e Sonolência Excessiva durante o Dia



Os fatos mais comuns relacionados com o sono são a insônia e a Sonolência Excessiva durante o Dia (SED).

A insônia é a dificuldade de iniciar ou permanecer dormindo ou a sensação de que o sono é reparador.

A SED é a tendência de dormir durante o horário normal de permanecer acordado.

Causas para insônia: Ansiedade, depressão, uso de substância psicoativas, doenças cardíacas, doenças cardiopulmonares, alterações músculo-esqueléticas e dores crônicas.

Causas para SED: Síndrome do sono insuficiente, síndrome da apneia obstrutiva do sono, várias condições neurológicas e psiquiátricas, jet leg, troca de turno de trabalho.

A higiene de sono inadequada refere-se a comportamentos que não conduzem ao sono, como uso de cafeína, de drogas estimulantes, exercícios excitatórios, horário irregular de assistir televisão, de ter atividade da internet ou computador, dormir até muito tarde ou dormir no período da tarde, estresse emocional agudo, doenças físicas que causam desconforto e outras doenças.

Podemos citar, ainda, a apneia central do sono, causada por redução do esforço respiratório, de causa "cerebral".

A apneia obstrutiva do sono é causada por fechamento parcial ou completo das vias respiratórias superiores durante o sono e leva à cessação da respiração por mais de dez segundos e vários episódios durante a noite, causando sensação de sono não reparador.

Os prejuízos para a vida nestes casos são comuns, afetando memória, atenção, concentração, causando irritabilidade, mau humor, agressividade, redução de libido, queda de rendimento intelectual, hipertensão arteria, dores musculares entre outros problemas de saúde.

A NARCOLEPSIA nada mais é que a SED crônica, em geral com catalepsia, paralisia do sono e alucinações (!).

Nenhum comentário: