Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Febre aguda elevada em adultos


Elevação da temperatura acima de 37,8 ºC ou a elevação acima do valor diário normal estabelecido do próprio indivíduo faz parte do quadro de febre alta em adultos.

Muitas pessoas usam a expressão "febre" de forma inconsciente, expressando, frequentemente, que se sentem muito quentes, muito frios ou com sudorese excessiva, mas na realidade, não avaliam a própria temperatura.

Embora muita gente tenha medo da febre, as elevações de temperatura "modestas" e passageiras, desencadeadas pela maioria das doenças agudas, são bem toleradas por adultos saudáveis, mas, quando a elevação é extrema (acima de 39 ºC), ela pode causar uma série de problemas para o organismo.

A febre aumenta a taxa metabólica em cerca de 10 a 12% para cada grau acima do normal (37 ºC), gerando estresse fisiológico acentuado e levando a outras situações complicadoras para a saúde da pessoa.

Por isso é necessário descobrir a sua origem, a sua causa, evidentemente.

São três as causas fundamentais para o surgimento de febre aguda:

Infecções => praticamente todas as doenças infecciosas podem causar febre, mas as mais comuns são as do aparelho respiratório, do aparelho genito-urinário e as infecções de pele.

Neoplasias (cânceres)

Doenças inflamatórias, como doenças reumáticas e exposição a drogas => anfetaminas, cocaína, ecsrasy, antipsicóticos e anestésicos, por exemplo.

Nenhum comentário: