Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Demência Devido a Traumatismo Craniano


A característica essencial da Demência Devido a Traumatismo Craniano é a presença de uma demência considerada uma conseqüência fisiopatológica direta de traumatismo craniano. O grau e o tipo de prejuízos cognitivos ou perturbações comportamentais dependem da localização e extensão da lesão cerebral.

Uma amnésia pós-traumática freqüentemente está presente, bem como um comprometimento persistente da memória. Uma variedade de outros sintomas comportamentais podem manifestar-se, com ou sem a presença de déficits motores ou sensoriais.

Esses sintomas incluem afasia, problemas de atenção, irritabilidade, ansiedade, depressão ou instabilidade afetiva, apatia, aumento da agressividade ou outras alterações da personalidade. A Intoxicação com Álcool ou outra Substância freqüentemente está presente em indivíduos com traumatismos cranianos agudos, e um concomitante Abuso ou Dependência de Substância pode estar presente.

O traumatismo craniano ocorre mais freqüentemente em homens jovens e tem sido associado a comportamentos de risco. Quando ocorre no contexto de um dano isolado, a Demência Devido a Traumatismo Craniano geralmente não é progressiva, mas repetidos danos cranianos (por ex., em lutadores de boxe) podem levar a uma demência progressiva (a chamada demência pugilística).

Um único trauma craniano seguido por um declínio progressivo na função cognitiva deve levantar a possibilidade de um outro processo sobreposto, tal como hidrocefalia ou um Episódio Depressivo Maior.

Nenhum comentário: