Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cisto sinovial


Cisto é o nome que se dá a toda bolsa orgânica que contenha em seu interior material líquido ou semilíquido. O cisto sinovial é, pois, uma bolsa contendo líquido sinovial.

Ele é uma dilatação anormal da membrana que envolve as articulações e tendões (membrana sinovial), formando uma bolsa que armazena a sinóvia, líquido que lubrifica essas estruturas anatômicas, permitindo um deslizamento fácil dos ossos e tendões dentro dela.

O cisto então é preenchido por fluido sinovial translúcido e geralmente se manifesta como uma tumoração que faz saliência na pele, na região das articulações.

Os cistos sinoviais surgem nos locais onde haja um enfraquecimento da parede da cápsula sinovial em relação à pressão dentro dela.

Nesse ponto ela começa a ceder e a formar uma bolsa que se preenche com líquido sinovial. As causas disso não são totalmente conhecidas, contudo sabe-se de alguns fatores desencadeantes, como traumas, lesões por esforço repetitivo ou um defeito na formação da bolsa articular.

Esses fatores parecem causar uma degeneração do tecido fibroso da bainha sinovial, permitindo sua dilatação.

Eles podem aparecer nos mais variados locais, porém eles são mais comuns no dorso e na frente do punho, na base dos dedos das mãos e na região lateral do tornozelo.

Em si mesmos os cistos são indolores, porém podem causar compressões de estruturas vizinhas e, então, ocasionarem dor, perda de força e/ou sensibilidade na região afetada.

O diagnóstico de cisto sinovial é feito principalmente por meio do exame físico.

Ele forma para fora das articulações uma bolsa que pode ser facilmente vista e palpada. Na maioria das vezes ela tem uma consistência borrachuda, sem sinais inflamatórios, ficando avermelhada sob um foco de luz, demonstrando seu conteúdo fluido.

Cistos pequenos e ainda ocultos podem ser diagnosticados pela ultrassonografia ou pela ressonância magnética.

O tratamento do cisto sinovial pode envolver fisioterapia, acupuntura, cirurgia ou uso de medicações, geralmente corticoide. Os cistos indolores e que não causam prejuízos funcionais não requerem intervenção e podem apenas ser observados.

O uso de uma tala sobre o cisto, principalmente durante a noite, ajuda a manter o punho em repouso e a pressionar o conteúdo do cisto.

A punção com uma agulha torna o cisto menos tenso e doloroso e colaba (“cola”) as suas paredes, quase sempre impedindo que ele se preencha, embora em alguns casos ele recidive dentro de dias ou semanas.

O uso concomitante de cortisona de ação local diminui a inflamação, mas assim mesmo o tratamento falha muitas vezes. Os casos resistentes à abordagem clínica têm de ser tratados por cirurgia.

Embora a cirurgia para correção do cisto sinovial seja muito simples, deve ser reservada como última opção, dando preferência aos tratamentos clínicos.

Uma razão importante para que os cistos sinoviais sejam tratados é quando causam grande desconforto estético.

Nenhum comentário: