Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fratura de fêmur


O fêmur é o osso mais longo, mais volumoso e mais resistente do corpo humano, localizado na coxa, entre o quadril e o joelho.

Uma pessoa com 1,80 metro de altura normalmente tem um fêmur de aproximadamente 50 centímetros de extensão e pode, quando normal, suportar uma pressão de até 1.200 Kg por centímetro quadrado.

Ele é formado por uma diáfise, a haste longa do osso, e duas epífises, extremidades alargadas por meio das quais articula-se proximalmente com o osso do quadril e distalmente com a patela e a tíbia.

A extremidade proximal, chamada cabeça do fêmur, é lisa e arredondada e se liga ao corpo do fêmur (diáfise), através do colo do fêmur, que forma um ângulo obtuso com a sua haste.

No entanto, quando afetado pela osteoporose (doença que acomete uma grande percentagem de mulheres depois da menopausa, mas que também pode afetar os homens e que consiste num enfraquecimento dos ossos), devido a uma desmineralização que ela acarreta aos ossos, o colo do fêmur pode sofrer fraturas com facilidade.

A fratura da porção proximal do fêmur (colo do fêmur) e da sua área articular é um dos problemas ortopédicos mais comuns nos idosos, sobretudo em mulheres. O osso pode tornar-se tão enfraquecido que um simples movimento de torção provoca uma fratura patológica.

Uma pessoa idosa pode cair e quebrar o quadril, mas em muitos pacientes a queda deve-se a uma fratura precedente. Nesses casos, a pessoa não fratura porque cai, mas cai porque fratura.

Ocasionalmente, uma pessoa sadia também pode fraturar o colo do fêmur em razão de um traumatismo violento, mas isso é mais raro.

A fratura do colo do fêmur pode ser completa ou incompleta e a linha de fratura pode localizar-se em qualquer nível do osso.

Quanto mais horizontal ela for, melhor será o prognóstico do tratamento.

O tratamento da fratura do colo do fêmur é cirúrgico, precedido de uma tração que visa recolocar no lugar as partes ósseas afetadas, as quais devem, em seguida, serem fixadas por meio de pinos ou parafusos.

Desde o primeiro dia, o paciente pode assentar-se na cama ou numa poltrona e deve começar a andar o mais cedo possível, mesmo que de início usando muletas, as quais podem ser completamente abandonadas ao final da segunda semana.

Pessoas idosas devem ser especialmente cuidadas quanto à possibilidade de ocorrerem trombose venosa da panturrilha (“batata” da perna), embolismo pulmonar, pneumonia ou úlceras de decúbito.

Se houver outros fatores de risco para essas ocorrências, os anticoagulantes podem ser usados, mas no geral elas podem ser evitadas por outros cuidados, tais como:

•Deambulação precoce (andar o mais cedo possível).

•Movimentação adequada das pernas e dos pés.

•Mudanças frequentes de posição, etc.

Em alguns casos é necessário colocar uma prótese de uma liga de titânio em substituição à cabeça do fêmur.

Em crianças, se não ocorre deslocamento, a fratura do colo do fêmur pode ser tratada por redução fechada e engessamento, mas se há luxação deve-se preferir a fixação interna, com cirurgia.

191 comentários:

Anônimo disse...

Olá...
Fraturei meu femur em um acidente. Coloquei placa e oito parafusos. Conforme orientação do meu ortopedista poderei colocar meu pé somente após 4 meses. A recuperação de fratura de femur é demorada? Quanto tempo em média poderei andar normalmente?

Obrigada,

Patricia

Carlos Alberto Rey disse...

A recuperação média normal de uma fratura de fêmur fica em torno de 6 meses a 1 ano.

Unknown disse...

Ola, sofri acidente de moto em junho de 2012, a 19 meses atrás. Tive fratura de tíbia, fíbula, joelho e fêmur. Usei fixador externo na tíbia, tenho um pino no joelho e platina no fêmur, Após 6 meses de tratamento foi retirado o fixador e fui liberado para apoio parcial da perna, após mais 2 meses o medico constatou que minha fratura de tíbia fíbula e joelho já estava consolidada, Porem necessitava trocar a platina do fêmur e fazer enxerto, foi colocada uma placa com 14 parafusos em meu fêmur, com 7 meses e meio de cirurgia na semana passada meu medico me liberou pra andar, sem apoio de muletas, não sinto muita dor, minha perna ficou praticamente do mesmo tamanho, sou bem alto, peso 130kg, e estou mancando muito, queria saber se vou continuar mancando ou se vai melhorar, ao menos um pouco, por fazer apenas uma semana que estou andando e fiquei 1 ano e 7 meses sem andar

Carlos Alberto Rey disse...

Pelo que você descreve seu organismo tem ótimo potencial de recuperação e está se adaptando a muitos fatores de estresse.
O tempo é nosso parceiro nessas situações. Siga em frente, pois suas chances de recuperação parecem ser boas!

Wellington disse...

Ola, fraturei o femur no dia 14/10/2013 e a cirurgia foi feita no dia 17 do mesmo mes e ano, colocaram um pino dentro do femur com tres parafuso, fiquei 4 meses sem andar, o ortopedista me mandou ir soltando o peso aos poucos e me movimentar bastante, usei andandor e muleta. Meu femur direito ficou 3 centimetros menor, e o medicodisse que dentro de 5 anos tenho q retirar esse metal de dentro, me disse q corre o risco de quebrar na hora de retirar, e que os 3 centimetros e pouca coisa e nao compensa fazer enxerto, nao manco mais porem nao consigo correr, quando tento correr e por pouco tempo e sinto como se tivesse pisando em buracos com a perna fraturada. Isso e por estar 3 cm menor, preciso de enxerto? Obrigado, abraço.

Carlos Alberto Rey disse...

Só é possivel avaliar a necessidade de enxerto com seu acompanhamento clínico e radiológico.
Não é possível opinar sem parâmetros adequado para esta situação.
Entretanto, se o próprio médico não recomenda o enxerto, não vejo razão para não confiar nele.

Wellington disse...

Obrigado Dr. Carlos.

Unknown disse...

Olá... Meu nome é Maiane e tenho 19 anos e fraturei o femur em um acidente de carro no dia 14 de setembro de 2013 e fiz a cirugia no dia 3 de outubro. Coloquei platina e sete parafusos e depois de cinco meses um parafuso quebrou dentro do osso e a placa saiu do lugar, então tive que fazer outra cirugia no dia 24 de Abril de 2014 para retirar essa placa e colocar outra. E agora tem dois meses dessa nova cirugia e graças a Deus minha perna não ficou menor, mas tenho medo de que fique depois . Você acha que ficará ? E em quanto tempo em media posso pisar normalmente ?

Carlos Alberto Rey disse...

Depois de tantos cuidados e uma segunda cirurgia, que, como você descreveu, está tendo bom desenvolvimento pós operatório, as chances de que você tenha um "encurtamento" da perna são diminutas.
Com relação a pisar novamente, só dá para dizer acompanhando clinicamente seu quadro. Seu médico pode lhe dar esse prognóstico!

Unknown disse...

boa noite. tenho uma platina na perna esquerda onde tem 3 parafusos numa perna e na outra sofri uma ruptura no tendão patelar onde perdi os movimentos da perna direito por 5 meses, coloquei um ilizarov e fiz a cirurgia e recuperei o movimento, só que a perna só dobra num angulo de 60 graus, meu medico falo que pelas circunstancias foi ate um milagre conseguir mexer a perna de novo,eu trabalhava mais de 7 horas em pé e hoje nao consigo de jeito nenhum fica 3 horas em pé ,sera que voltaria a trabalha ou vou me aponsentar ?

Carlos Alberto Rey disse...

Somente um perito em traumatologia pode dizer se é caso de aposentadoria. Mas, sinceramente, que vale a pena tentar, vale! No mínimo você pode tentar habilitação especial para comprar um carro sem impostos!

Unknown disse...

Olá, tenho 44 anos, em 20 de novembro de 2012, tive um acidente de moto, quebrei o femur e colo do femur, quando foi no dia 29 de janeiro de 2014, quebro a placa do femur, refis tudo novamente, coloquei uma placa com 12 parafusos, estou com 6 meses de operado e minha cocha esta inchada e doi dia sim dia não, tive que fazer enxerto, sera que vou ficar bom para trabalhar ainda ou tenho que da entrada na aposentadoria?

Carlos Alberto Rey disse...

Já vi casos como o seu que, apesar de todo as dificuldades, tiveram recuperação total ou quase total.
Então, afirmar algo sobre aposentadoria, seria precipitação.

Lorena disse...

Olá! Meu marido tem 12 parafusos no femur devido a uma fratura.Já faz 6 anos que ocorreu essa fratura. E sempre nos dias frios ele sente muita dor.Já me disseram que é porque inflama devido a friagem. Quero saber se isso é verdade e o que ele deve fazer para melhorar as dores. Houve também uma vez que ele comeu um tipo de pimenta no almoço e a noite a perna dele ficou muito dolorida, quero saber se tem relação o que ele come com o que ele pode sentir na perna.

Carlos Alberto Rey disse...

Embora a ciência diga que alimentos nada têm a ver com este tipo de situação, a prática mostra o contrário e eu tenho observado que há, sim, reações variáveis de paciente para paciente quando ingerem alimentos que, por alguma razão causam algum tipo de "intolerância" local...
Com relação às dores em épocas de frio ou calor, talvez seja mais fácil de entender por conta da diferença do coeficiente de dilatação que existe entre o material que as placas e parafusos são construídos com aquele dos ossos. Por serem diferentes, uns dilatam mais que outros, provocando trações internas e, eventualmente dores.
Para ajudar na "adaptação" que pode acontecer entre eles a acupuntura regular é o tratamento mais indicado.

Taciana disse...

Minha mãe fraturou o fêmur e fez uma cirurgia a 2 anos, colocou placa e 3 parafusos. Agora está sentindo muita dor e queimação no local, principalmente quando está frio. Segundo o médico, terá que retirar essa placa. Fico preocupada se voltará a andar normalmente sem a placa. Ela tem 69 anos e está bastante magra, além de ter osteoporose.

Carlos Alberto Rey disse...

Apesar dos riscos, pode ser que exista realmente indicação para retirada da prótese. Por cautela, sugiro a consulta a mais um especialista.

Mariav disse...

Oi bom dia,Desde 2005 Tenho platina e 8 parafusos no fêmur esquerdo, nunca senti nada, nenhuma dorzinha. Mas está com 3 dias quem veio sentindo um incomodo no local da platina meio que puxando para o joelho. Será que é a famosa dor por causa do frio, ou será algo grave?
Tenho 26 anos.

Maria

Carlos Alberto Rey disse...

O que é imensamente mais provável é que seja uma dor transitória em função da temperatura.
Somente se a dor persistir e se intensificar é que você terá razão para preocupação.

Unknown disse...

ola Bom dia eu fraturei meu femur em um acidente de moto fiz cirugia e coloquei uma platina com seis meses depois na fisioterapia nao sei como quebrou a platina fiz outra cirugia e estou com quize dias de pos operatorio queria saber quanto tempo de reculparaçao ainda vou ter que passar e com quanto tempo posso começar novamente a fisioterapia ?
NOME Flaviano jose da cruz

Carlos Alberto Rey disse...

A recuperação de uma fratura de fêmur, sem complicações, costuma ser de seis meses em médias.
Com complicações, como a sua, demora um pouco mais...

Gislaine disse...

Fraturei o femur e colocaram 03 pinos, já fazem 06 meses e 25 dias, passei,por cadeira de rodas, andador, bengala e agora estou andando, só que estou mancando, o medico disse que tenho que fazer fortalecimento , só que já fiz 123 fisio, vou fazer agora hidro terapia, mas continuo com a fisio.2

Carlos Alberto Rey disse...

O período MÉDIO de recuperação de fratura de fêmur é de seis meses, se não houver intercorrências e na dependência do tipo de fratura.
Uma fratura cominutiva (com mais de dois fragmentos) pode ter período de recuperação consideravelmente maior.

MTib disse...

Olá,

meu pai tem 70 anos e caiu por conta de uma fratura no fêmur (Ele relatou que sentiu o osso quebrar e por isso caiu) as chances de ele ter osteoporose são grandes correto? ele já vinha há mais de um mês relatando dores na coxa, mas após um raio-x o médico descartou algumas hipóteses e ficamos aguardando outros exames (Ele não tem convênio), a fratura foi em um ângulo de mais ou menos 30 graus, gostaria de saber em média quanto tempo ele levará para se recuperar e se vai precisar de muita fisioterapia

Desde já Obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Para o idoso o tempo médio de recuperação é de cerca de seis meses, incluindo a fisioterapia.

fabio disse...

Bom dia Dr. Carlos! Sofri um acidente de moto e fiz uma cirurgia no fêmur no dia 06 de maio de 2014. No início desse mês senti dores porque 2 dos 8 parafusos soltaram. Estou internado e vou fazer a outra cirurgia hoje pra colocar uma platina maior. Com quanto tempo posso voltar a andar? vou começar do zero e ficar em media 06 meses?

Carlos Alberto Rey disse...

O tempo MÉDIO de recuperação pós cirurgia de fêmur é de seis meses.
Isso envolve cirurgia, pós-operatório, fisioterapia e sem eventuais complicações.

Paulo h h disse...

Boa tarde espero que possa tirar essa duvida que vem me matando..
Dia 09/01/15 sofri acidente de moto e tive uma fratura da diáfise do fêmur esquerdo fiz cirurgia e coloquei haste intramedular bloqueada, até então tudo certo.
Ai que vem o problema pode ate ser um pouco constrangedor..
Eu estou com pouca sensibilidade na glande, e nos meus joelhos também, eu toco a pele e sinto que esta dormente, consigo sentir un pouco mais não está normal, assim acontece também com a glande ( que é minha grande preocupacao ) ela não esta totalmente amortecida mais está sem sensibilidade toco o dedo e não sinto muito bem isso me preucupa, o que pode ser? O trauma do acidente ? Volta ao normal, já teve algum caso parecido? Desde já meus agradecimentos.

Carlos Alberto Rey disse...

Seu quadro não é incomum, mas é difícil falar em recuperação sem saber adequadamente de seu quadro clínico e cirúrgico.
O que posso sugerir é que, além da fisioterapia, você procure tratamento de acupuntura, pois, certamente este tratamento irá ajudar muito na recuperação da sensibilidade que você refere ter perdido.

Unknown disse...

Olá Dr.Carlos ! Sofri um acidente de bicicleta e fraturei o fêmur no dia 6 de abril de 2013 ,operei no dia 8 do mesmo mês !! Estou com 7 parafuso e uma placa de titanum, nesta quarta-feira vou retirar pôs estou em fase de crescimento e preciso tirar !! Queria saber qual é o tempo de recuperação ?? Obrigado ! - Isabela

Carlos Alberto Rey disse...

Retirada de pinos e placas costumam ter uma recuperação bem mais rápida do que a cirurgia. Algo em torno de vinte a trinta dias.

Unknown disse...

Olá! É normal um paciente ser recomendado a colocar descarga total no membro fraturado sem ter evolução de consolidação? A mesma tem um placa com parafusos e seu último raio-x não mostra sinais de consolidação, a mesma fez cirurgia há 3 meses.

Carlos Alberto Rey disse...

Há vários fatores que dificultam a consolidação óssea.
É necessário investigar a causa para tal dificuldade, que não é normal.
Para isso o ortopedista tem todas as condições de avaliar, sem qualquer dúvida.

Unknown disse...

Tenho pratina a 18 ano e estou com uma dor insuportável. ..todo ano sinto está dor..mas nada aparece no raio X. ...nenhuma injeção passa a dor e dura uns 15 dias isso....me ajude pois tenho vontade de arrancar a perna de tanta dor que sinto

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro conversar com seu médico para o uso da duloxetina como tratamento de dor crônica.

Unknown disse...

Em caso de picnodisostose o tempo pode ser maior? Operei o fêmur em agosto e o médico me autorizou a soltar as muletas em casa mas o osso ainda não colou e tá demorando a dar resultado. Corre algum risco? que cuidados devo tomar?

Carlos Alberto Rey disse...

A picnodisostose (descrita por Maroteaux-Lamy) é uma doença genética rara. Trata-se de uma displasia esquética. É uma forma autossômica recessiva de nanismo.

É caracterizada por:

osteoesclerose
deformidades no crânio e na face
baixa estatura
acro-osteólise

As consolidações ósseas (cicatrização dos ossos) são mais lentas e exigem cuidados mais pertinentes ao caso.
Alguns cientistas afirmam que o impacto pelo uso "normal" do membro fraturado (se for o caso de membro) poderia auxiliar na consolidação.
Mas, não se trata de uma opinião universal.
Solicitar mais de uma opinião para o caso, para verificar as experiências diferentes de profissionais diferentes seria de boa conduta.

Mikaela Gabrig disse...

Boa tarde! Sofri um acidente de moto dia 03/01/2015, tive fratura exposta de fêmur, e tbm fraturei tíbia e fibula, foi colocado haste e 4 parafusos no fêmur e na tíbia estou com fixador externo, como tive fratura múltiplas gostaria de saber o tempo médio de recuperação... E tbm meu joelho ficou comprometido, ficou rígido, após algumas sessões de fisioterapia consigo dobrar uns 40 ° mas não está passando disso, o fisioterapeuta disse que não está dobrando mais por conta do fêmur... É assim mesmo?

Carlos Alberto Rey disse...

Mikaela, o tempo de recuperação é grande, em função das várias lesões.
Pode durar de seis meses até um ano.
Mas, não há como afirmar um período correto sem conhecer detalhadamente seu caso.
Certamente o seu ortopedista pode lhe orientar melhor quanto a isso.
Entretanto, sugiro que leve muito a sério sua fisioterapia, por mais demorada que pareça.

Unknown disse...

ola meu nome e carlos andre quebrei meu femur direito,hoje esta fazendo 39 dias de cirurgia,gostaria de saber pq meu joelho nao dobla,e tambem gostaria de saber se o Sr acha nessesario eu fazer fisioterapia.essa semana eu tenho que ir no meu medico,gostaria tbm de saber se prejudica eu fica levando a perna . muito obrg espero resposta

Carlos Alberto Rey disse...

É preciso fazer fisioterapia sempre, Carlos André.
A recuperação depende disso também!
Dificuldades para dobrar o joelho é parte da fase de recuperação.

Unknown disse...

Dr. Boa tarde .
Em outubro de 2014 sofri um acidente de carro e fraturei fêmur e tíbia fora colocado haste intramedular no fêmur e na tíbia , contudo, a cerca de 90 dias estou sentindo dores forte na virilha ao apoiar o Pe no chão e alguns movimento de rotação . foram feitos vários exames e somente em um desses exames ultrassom constatou uma hernia henguinal ... Sera que esse achado esta relacionado as dores na virilha ... E quanto tempo em media para poder me recuperar .

Carlos Alberto Rey disse...

Uma hérnia inguinal habitualmente causa dor quando está encarcerada, isto é, quando apresenta uma complicação cirúrgica.
A recuperação de uma fratura de fêmur tem recuperação variada entre 6 e 18 meses, com tudo correndo bem.
Dores inguinais podem surgir apenas em função do esforço muscular decorrente das alterações dinâmicas provocadas pela fratura.

Unknown disse...

Boa noite, sofri um acidente em 26/12/2010, fraturando o fêmur, passei por cirurgia no dia 07/01/2011, haste de fêmur intramedular, mas até hoje sinto dores. Por vezes mal consigo andar, normalmente na parte superior do fêmur, sera que tem alguma relação com a cirurgia, ou tenho q retirar a haste???

Carlos Alberto Rey disse...

Wayne, é difícil dar sugestões sem conhecer o caso clínico.
As duas situações citadas são possíveis.
Sinto não poder ajudar.

Antonio disse...

Bom dia Dr Carlos,
Meu filho de 6 anos quebrou o femur em um acidente de carro a 3 meses, o ortopedista optou em colocar uma placa com 4 parafusos. Eles está se recuperando muito bem! O medico me informou que será retirado a placa com 1 ano...Esse é o prazo correto? Estou preocupada com o crescimento da perna...Tem risco de uma crescer mais que a outra por conta da placa??
Desde já agradeço!

Carlos Alberto Rey disse...

A criança nesta faixa etária tem uma excelente plasticidade e uma recuperação fantástica.
Na imensa maioria das vezes não há sequelas futuras para ela, principalmente se tudo está correndo bem como você cita.
O tempo médio de retirada da síntese é de um ano.

Bethania disse...

Bom dia,
È verdade que se a pessoa quebrar o fêmur 02 vx,corre risco de amputação?

Unknown disse...

Boa tarde ! Fiz cirurgia de fêmur no dia 20 de fevereiro e coloquei uma placa e três pinos.nao sinto dores mas as vezes parece que da uns estalido no local isso é normal.

Carlos Alberto Rey disse...

Shirlei:
Não. Não é "normal"... Minha sugestão é que você converse com seu médico.

Carlos Alberto Rey disse...

Bethânia: risco de amputação ocorre apenas em casos de complicações severas da fratura.
Atualmente isso tem sido raríssimo.

Unknown disse...

Fraturei meu fêmur dia 16/02/2015 e operei dia 20/02/2015,fiquei com um peso de 20 kl puxando meu pé para baixo até o dia da cirurgia. .. Coloquei uma haste e dois parafusos, queria saber quanto tempo leva pro osso colar, pois sinto solto ou algo do tipo e dói muito o joelho ..
Katarina, 17 anos

Carlos Alberto Rey disse...

Katarina, a recuperação total de uma fratura de fêmur ocorre, em média, entre 6 meses e 1 ano, com tratamento e acompanhamento corretos!

Mainy disse...

Olá, em setembro de 2012 fraturei a tíbia a fibula e o tornozelo, recebi uma placa da canela até quase o joelho e também um pino no tornozelo, o pino foi retirado logo nos primeiros 6 meses pois dificultava nos movimentos, ja a placa esta aqui até hoje, foi um longo processo de recuperação mas já tinha cerca de seis meses que não sentia nenhuma dor, de alguns dias pra ca comecei a sentir uma dor aguda bem na extenção da placa ao fazer os movimentos mais simples como movimentar a perna para cima ou para baixo. A um tempo atrás meu ortopedista disse que não havia necessidade de remover a placa, mas agora com essa dor não sei o que fazer.

Carlos Alberto Rey disse...

Mainy, é necessária uma avaliação radiológica bem detalhada para entender a causa de suas dores e se realmente seria necessária a retirada da placa.

Carlos Alberto Rey disse...

Teoricamente entre três e seis meses...

Unknown disse...

Bom Dia Dr.

Minha avo de 85 anos fraturou o femur parcialmente no trocanter, fez a cirurgia 40 horas apos e está bem..Acredita que ela consiga se recuperar bem? A mesma apesar da idade é super ativa e não possui nenhum problema de saude..
Camilla

Carlos Alberto Rey disse...

Camila: se a cirurgia foi bem executada e o pós-operatório foi favorável, com tudo correndo bem, parece que o caminho de recuperação de sua avó é bom!

eduardo disse...

Doutor, minha mãe fraturou o femur e operou dia 26/01 e colocou uma haste com dois parafusos. Ta fazendo fisio e ainda queixa de dores ao movimentar a perna, porem parado a perna não dói, mais mesmo é na fisioterapia.O médico liberou 20% de carga pra ela. Ela tem 73 anos. Normalmente até quanto tempo seria "normal" ela sentir dores?

Carlos Alberto Rey disse...

Não há como dizer que há um período "normal" de dores na recuperação de uma fratura de fêmur, pois há muitas variáveis envolvidas, como, por exemplo, existência de osteopenia prévia.
Há muitas outras coisas em cena numa situação desta.
Mas, a recuperação "média" em uma paciente de mais de setenta anos gira em torno de seis meses a um ano.
Isso, sendo tudo feito corretamente.
Inclusive a fisioterapia pós-operatória.

Unknown disse...

Dr. Carlos, Boa tarde, me chamo Carlos Leonardo tenho 18 anos e sofri um acidente de carro dia 30/09/2013 quebrei o fêmur e a "bacia" dia 08/10/2013 foi feita a primeira cirurgia no fêmur e após um mês fiz a da bacia tendo sido colocado uma placa no fêmur de 6 parafusos e na bacia uma parecida com corrente e outra normal, após 1 mês da segunda cirurgia coloquei o pé no chão, com exatamente dois meses ja andava de muleta, com 6 meses após a primeira cirurgia não houve melhora e quebrou placa do fêmur dia 23/03/2014 foi realizado uma nova cirurgia colocando uma nova placa com 14 parafusoS com encherto osseo. Até dezembro de 2014 houve uma pequena melhora, quando retornei ao médico ontem 27/03/2015 não havia diferença do último raio x de 3 meses atrás, você já viu algum caso do tipo? Qual sua opinião sobre este? Conhece algum remédio que ajude na consolidação do osso?
- 104kg
-1, 70 m de altura
Desde já agradeço.

Carlos Alberto Rey disse...

Crstina, já vi casos semelhantes, sim, com demora na recuperação, mas, posso sugerir que você busque o auxílio de tratamento na acupuntura e na hoemopatia para acelerar sua recuperação.

Unknown disse...

Dr. Carlos.

A Minha avo de 85 anos quase não tem dor, apenas uma dor nas panturilhas, o que pode ser? normal?

Carlos Alberto Rey disse...

É necessário avaliar a possibilidade de trombose venosa profunda...

http://drcarlosrey.blogspot.com.br/2011/11/trombose-venosa-profunda.html

Unknown disse...

Dr. Carlos,

Ela já está tomando desde que saiu do hospital um anticoagulante..mesmo assim há chances de ser?

Camilla

Carlos Alberto Rey disse...

Sim, pode ser. O ortopedista ou o vascular precisam avaliar.

Unknown disse...

Dr.Carlos tenho a coxa bem maior que a canela eu acho desproporcional tenho como corrigir ? html

Carlos Alberto Rey disse...

Lis, sugiro que você passe por uma consulta com um cirurgião plástico.

Unknown disse...

Dr Carlos bom dia, eu tenho uma placa no fêmur e tenho muito receio em me movimentar com medo dela quebrar, estou com dores no local da fratura. Então pergunto se o senhor poder ajudar quais os sintomas que uma pessoa sente quando a placa se rompe ou sai do lugar.

Carlos Alberto Rey disse...

A quebra de uma placa femoral causa muita dor e impotência funcional do membro.

Anônimo disse...

Minha mae colocou uma protese há 2 anos..Amortece a perna , esta é a reclamação dela;
Normal dr.?

Carlos Alberto Rey disse...

Laerte, é uma reação comum, mas não é "normal". Melhor que o ortopedista analise o quadro.

VAVAF disse...

Boa Noite! Meu pai de 85 anos colocou placa no femur após fratura e depois de 1 ano começou a expelir secreção na cicatriz. Já completou 1 ano de secreção saindo! E foi internado para retirar a placa pois disseram que era uma infecção. Não tiraram a placa alegando falta de sangue no hospital (público). Acho que eles não quiseram tirar devido a idade dele. Dr. Carlos o Sr. acha que ele pode ficar com a placa pra sempre (não dá febre nem dói) ou será melhor tirar? Dê uma opinião por favor!!!!

Unknown disse...

quebrei a perna a uns tempos atrás há em torno de 1 mês e 10 dias por aí e foi colocado parafusos e uma patina na minha perna no fêmur foi colocado 15 parafusos mas antes eu já tinha platina e parafuso na perna eu tinha quebrado a perna quando eu tinha 9 anos e agora com 15 quebrei de novo num acidente de moto e eu queria saber quantos dias posso pisar o pé no chão porquê foi retirada a platina e os parafusos que tinha antes e foi colocada uma maior com 15 parafusos então doutor com quantos dias ou meses posso pisar o pé no chão pra tentar andar dnovo?????

Carlos Alberto Rey disse...

Karen, a média para recuperação é de seis meses a um ano. Mas, cada caso é um caso...
Vavaf, não há como responder sua pergunta sem conhecer todos os detalhes técnicos do quadro de seu pai. Sinto muito...

mascoty disse...

Bom dia fraturei o fêmur em um acidente de moto no dia 03-01-2015, 20 dias depois os médicos colocaram uma placa com 8 parafusos cerca de 2 meses depois escorreguei com a muleta e forcei o pé no chão a placa empenou e consequentemente meu fêmur também é até o dia de hoje não foi trocada a placa por conta do hospital ser público queria saber si posso ficar com alguma sequela por causa da demora e si meu osso corre a algum risco de ficar torto pra sempre? Ortopedista falou qui vão ter qui quebrar o osso de novo pra voltar ao normal é verdade? Meu joelho estala e doe quando dobro a perna isso é normal?

Carlos Alberto Rey disse...

Mascoty: é difícil afirmar algo a respeito do seu quadro, já que não tenho radiografias em mãos e tampouco a possibilidade de fazer uma avaliação clínica. Mas, se o ortopedista disse que tem que "quebrar o osso de novo", é próvável que ele esteja certo.
Entretanto, não se assuste, pois este é um recurso muito usado em ortopedia e traumatologia para corrigir desvios ósseos pós traumáticos para permitir melhor qualidade de vida para os pacientes em tais circunstâncias.

Unknown disse...

olá.
meu filho tem dois anos e cinco meses, e ele teve uma fratura oblíqua completa da diáfise femoral no seu terço médio com discreta diástase de fragmentos. gostaria de saber se essa fratura é considerada grave, se vai ter que fazer fisioterapia, o médico falou que terá que ficar um mês com o gesso, e ele esta engessado da cintura para baixo as duas pernas muito sofrido para ele.

Carlos Alberto Rey disse...

Lucas, a recuperação das crianças é bem mais rápida do que a dos adultos, entretanto é necessária a imobilização de um mês, sem qualquer dívida.

Unknown disse...

boa tarde.
no caso do meu filho terá que fazer a fisioterapia? a fratura foi muito grave ?

Unknown disse...

Tive uma fratura de femur em 2007 decorrente a um acidente de moto, minha recuperação foi tranquila, porém sem fisioterapia, com poucos meses estava andando normalmente, porém agora quase 8 anos depois estou sentindo pequenas dores na fratura, estou começando a ficar preocupado. tem algum risco ou essas dores são normais?

Carlos Alberto Rey disse...

Lucas, eu não conheço o quadro clínico de seu filho para poder responder suas perguntas, desculpe.
Mas, tenho certeza de que seu ortopedista poderá lhe orientar corretamente!

Carlos Alberto Rey disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Alberto Rey disse...

Anderson, as dores são comuns, mas não "normais". É melhor verificar com seu ortopedista como está a consolidação de sua fratura.

Carlos Alberto Rey disse...

Anderson, as dores são comuns, mas não "normais". É melhor verificar com seu ortopedista como está a consolidação de sua fratura.

Unknown disse...

Quebrei meu fêmur , a 1 ano atrás . isso interferi eu engravidar ? Ou não posso mais ter filhos ?

Carlos Alberto Rey disse...

Maria Eduarda: caso sua recuperação tenha sido boa e esteja tudo bem com sua consolidação pós fratura, não deve haver problemas com a gestação;
A fratura em si não impede a gravidez.

Unknown disse...

Tenho 50 anos ,quebrei meu fêmur ,estou a 2 semanas internado aguardando a cirurgia ,onde ,sera colocada uma haste . A minha duvida é :depois de quando tempo poderei colocar o pé no chão ou até mesmo andar de muletas ?

Carlos Alberto Rey disse...

Marcos Antônio: média de recuperação para pisar novamente - 2 meses. Mas, é um valor médio, pode ser antes ou depois na dependência de vários fatores.
Boa recuperação!

Unknown disse...

Dr Carlos bom dia. A recuperação de uma fratura com placa e mais demorada de que com o uso de hastes ?

Carlos Alberto Rey disse...

O uso de hastes é recomendado para fraturas chamadas cominutivas, quer dizer, com mais de uma fratura ou vários fragmentos, o que por si só já leva a crer que a recuperação é mais demorada do que em uma fratura simples.
Tudo, então, depende do tipo de fratura, da existência ou não de complicações pós-operatórias e outros fatores "satélites".

Unknown disse...

Boa noite Dr, tenho um amigo e ele teve um acidente de moto , quebrou o fêmur e colocou uma platina há uns 6 ou 7 meses. 2 meses atrás o médico luberou ele para caminhar e há umas 2 semanas ele caminhando normalmente sentiu uma dor muito forto e tinha quebrado a platina e agora vai se submeter a uma nova cirúrgia novamente. Gostaria de saber se isso é comum acontecer ou se pode ter sido um erro médico??
Como vi em alguns comentários tem pessoas que tem platina por vários anos.

Unknown disse...

Ola Dr. Carlos

Meu nome é Denilson e tenho 27 anos

Como um caso sitado a cima, eu fraturei o Femur em um acidente de moto em 2012 e tive de fazer uma cirurgia na qual foi colocada uma haste que foi presa ao meu joelho, junto com parafusos.
Tenho muitas dores do joelho e certa dificuldade para movimentar a perna.
Gostaria de saber se consigo dar entrada em uma habilitação especial para comprar um carro com menor taxa imposto.

Outro ponto é que estou com o peso acima do recomendado! tenho 177 e estou com 110kg, não estou conseguindo perder peso pois nauo consigo praticar exercícios físicos pela dor no joelho.
Gostaria de saber se posso alegar este fator para conseguir fazer uma cirurgia de redução de estomago pela UNIMED.

grato

Carlos Alberto Rey disse...

Denilson, vamos tentar ajudar:

1. Sim, você tem condições de obter a habilitação especial para isenção ed IPI;

2. Cirurgia bariátrica envolve muitos aspectos, como IMC elevado a tal ponto que faça com que você fique em risco cardiológico, por exemplo, além de outros - portanto, não é possível afirmar que seu caso seja indicativo para a cirurgia sem uma avaliação clínica, cardiológica e psicológica completas.

Carlos Alberto Rey disse...

Tatiane, isso que você relata é incomum. Eu diria uma fatalidade e não é caracterizado por erro médico, mas por uma espécie de "rejeição" do organismo à prótese instalada.
Infelizmente a nova cirurgia é inevitável.

Unknown disse...

bom dia doutor, nas respostas aos pacientes o senhor fala numa média de 6 meses há um ano a recuperação.mas o sr diz no blog que deve-se andar o mais rápido possível,mesmo com moletas, e pode abadona-las na segunda semana.Já tenho 30 dias na cama sem andar. Já posso então andar de moletas?
Abraço, Genisson Oliveira

Carlos Alberto Rey disse...

Genisson: entede-se como recuperação o retorno completo às atividades habituais, sem quaisquer problemas de ordem física impeditiva ou limitação funcional (uma situação chamada de "ideal").

O que é citado na matéria é uma estimativa para uma fratura simples com a recuperação mais adequada possível, sem se levar em conta intercorrências das mais variadas espécies como cito em várias respostas, também.

Quanto ao seu caso específico somente seu médico poderá lhe responder, pois cada caso tem suas necessidades específicas.

Carlos Alberto Rey disse...

Genisson: entede-se como recuperação o retorno completo às atividades habituais, sem quaisquer problemas de ordem física impeditiva ou limitação funcional (uma situação chamada de "ideal").

O que é citado na matéria é uma estimativa para uma fratura simples com a recuperação mais adequada possível, sem se levar em conta intercorrências das mais variadas espécies como cito em várias respostas, também.

Quanto ao seu caso específico somente seu médico poderá lhe responder, pois cada caso tem suas necessidades específicas.

Unknown disse...

bom dia Dr. Carlos,obrigado pelo esclarecimento. Só mais uma dúvida. Meu médico pediu que eu retornasse com 45 dias,mas não me disse o que eu podia ou não fazer. Já tenho 25 sem sair da cama.Será que posso me locomover de moletas?Abraços

Carlos Alberto Rey disse...

Gennison, você não pode apoiar o pé no chão, pelo que entendi de sua explicação em função das orientações de seu ortopedista.
Sugiro que siga as intruções dele.

Unknown disse...

Bom dia meu nome E Larissa tenho 16 anos e fui atropelada fiz o Raio x não deu nada, mas tem 9 dias que isso aconteçeu e estou mancando e minha perna Tá dura tenho dificuldade em deita vira. Meus pais falo que E por causa da pancada E normal estou preocupada em fica mancando me ajuda?

Carlos Alberto Rey disse...

Larissa, minha sugestão é que você volte ao hospital para ser reavaliada. Não é somente uma fratura que pode preocupar após um acidente destes, há outras lesões que podem nos limitar bastante.

Unknown disse...

o que Você acha que pode ser?

Carlos Alberto Rey disse...

Luciene, eu não sei do que você está falando. Sinto não poder responder.

Unknown disse...

bom Dia, meu nome é guilherme tenho 17 anos, coloquei uma platina e 12 pinos no fêmur, fiz uma retirada de tumor, em dentro de 6 meses eu quebrei a platina e o osso junto, fiz outra cirurgia para colocar outra placa nova, pois jah vai fazer 1 ano que fiz a cirurgia e continuo mancando, oque eu posso fazer para parar com isso, tirando a fisioterapia, que nao esta ajudando muito..

Unknown disse...

ola tenho 47 anos e tive um acidente a 4 anos dhs , com haste e placa - a minha pergunta é esta placa fica para sempre - preciso algum acompanhamento na medida do possivel as vezes nem lembro desta fratura

Unknown disse...

boa noite Dr. Carlos.há 35 dias fiz a cirurgia e comecei a andar de moleta tem 4 dias. minha perna dói muito pouco mas estou notando que quando ando de moleta, a perna da cirurgia, que fica suspensa,o pé fica avermelhado ou roxo, e quando sento, ele volta pra cor normal. Isso é normal?

Unknown disse...

ei doutor minha cicatriz na coxa na região do fêmur está escura em uma parte e na outra está mais clara porque isso acontece e bao ou e ruim já vai fazer 2 meses de cirurgia agr dia 7 intt pk ta assim. Em???

Carlos Alberto Rey disse...

Calma, Kekeu! Sua cicatriz vai ficar com a aparência REAL em cerca de um ano! Antes disso todo o tecido passa por uma "adaptação" complexa e tem várias alterações.
Se sentir dores ou pontadas, procure seu médico. Se ficar quente no local, também!
Saudações!

Carlos Alberto Rey disse...

Gennison, pode até ser comum, mas não é normal. Sugiro que converse com seu médico a respeito do que você me relatou!

Carlos Alberto Rey disse...

Senior: a placa pode ficar "para sempre" e pode necessitar ser retirada, na dependência de cada caso.
Se ela não lhe incomoda, não há razão para pensar em tirar.

Carlos Alberto Rey disse...

Guilherme: minha sugestão é a acupuntura.
Ela ajuda MUITO na recuperação de quadros como o seu!

Unknown disse...

Dr meu marido tem uma cirurgia de prótese total no quadril r com 5 meses dessa cirurgia ele sofreu um acidente que fraturou o femur em6 pedaços já fazem 7 meses da segunda cirurgia, ele esta com uma placa e 14 parafusos na mesma perna da prótese, o médico mandou ele largar muleta e ter vida normal, academia pegando pesado e fazer bicicleta, sendo que ele sente muita dor e não confia andar sem muleta pois n hidro ele fez!! O médico está certo ou devo procurar outro especialista?

Carlos Alberto Rey disse...

Maria, minha sugestão é que você converse com mais um especialista.

Unknown disse...

Obrigado intt doutor 😊😊

Fabiana disse...

Olá Dr.....
Fraturei o fêmur a exatamente 13 anos atrás num acidente automobilístico.E desde então...venho sentindo muito incômodos na região da bacia.Hoje,neste exato momento,a minha cirurgia pra retirar a "haste de platina" é daqui a menos de um mês.Queria saber como será a recuperação? O cirurgião me disse que será feito um corte pequeno e com uma ferramenta,ele irá puxa-la....Então? a recuperação sem a platina é rápida? há necessidade de longos períodos de repouso? ele me adiantou q provavelmente terei que fazer fisioterapias? Porque?

Unknown disse...

Ei doutor e normal ao redor da cicatriz no fêmur fika tipo adormecida parecendo qui ainda estou anestesiado????

Carlos Alberto Rey disse...

Kekeu: sim, é comum a sensação de perda de sensibilidade na região em torno da cicatriz cirúrgica por alguns meses. Mas, não há como definir por quanto tempo, pois cada pessoa reage de uma forma.

Carlos Alberto Rey disse...

Fabiana: retirar "os metais" é bem mais simples do que a cirurgia e a recuperação também é bem mais rápida.
A fisioterapia tem aplicação para acelerar a recuperação.

Unknown disse...

Atha doutor obrigado

Unknown disse...

Ola o meu irmao fraturou o femur ano passado e colocou uma placa mas apos 6 meses ele teve uma infequiçao na placa e teve q retirar ficou entenado temando medicacao mas fraturo o femur di novo agora no dia 8/05/15 ele fez outra cirugia e colocou pinos externo e esta saindo uma secreçao e o medico mudou o medicamento vesse e um procedimento normal?ele vai sair logo. Ou vai fica enternado ainda?

Carlos Alberto Rey disse...

Leonardo: tudo o que você relata sugere que há uma infecção óssea (osteomielite). Eu, sem seu lugar, buscaria outra opinião médica se vocês estão em dúvida com relação ao atendimento atual.
Outra opinião pode ser de grande valia em momentos como estes.

Karina Pulseiras disse...

minha mãe fez a cirurgia do fêmur, ao mexer a perna da estralos é normal?

Unknown disse...

Olá...meu nome é Taise, tenho 24 anos.
Descobri um tumor no fêmur ha 1 ano e 11 meses atras, antes de fazer a cirurgia o médico me indicou o uso de muletas pois corria o risco de fraturar se caso eu viesse a cair, foi um tumor benigno, foi feito uma raspagem de quase toda cabeça do fêmur, foi feito uma reconstituição com cimento ósseo, foi colocado uma placa de mais ou menos 20 cm e 10 pinos, segundo o medico para sustentação, mas graças a Deus não fiquei com a perna menor que a outra. Mas sinto um pouco de incomodo quando vou levantar pra caminhar quando acordo, parece que fica meio travado,mas ai vou me movimentando e logo normaliza, não faço longas caminhadas por que ele falou que como tem um nervo ou tendão não lembro que passa em cima da ponta da platina, se eu forçar muito vai inflamar e ficar muito dolorido, então quando caminho muito paro e descanso um pouco isso ajuda. Fiz fisioterapia, mas gostaria de saber se é normal as vezes caminhar jogando um pouco a perna, quem sabe da minha cirurgia percebe um pouco e quem não sabe nem percebe, não sei se fiquei com um pouco de hábito depois da cirurgia. Nunca é a mesma coisa, ou é por que não tem tanto tempo ai estou me adaptando...o que o Senhor me diz?

Unknown disse...

Boa Noite !!!
fraturei o fêmur esquerdo há 4meses e estou andando sem apoio mas manco bastante é normal ? tenho 34 anos e quebrei levando um escorregão em casa,fratura trocantérica.

Best Score disse...

Ola doutor, quebrei meu femur em duas partes sendo uma poico abaixo do colo nao chegando a atingi-lo, Ja faz 9 meses que isso aconteceu, porem ainda nao conwegui me livrar das muletas, sinti muita dor na canela, parte que nao foi atingida com a pancada...isso é normal? Tenho feito fisioterapia mas sinto muita dor ao colocar carga na perna...gostaria de saber se é normal e geralmentw para uma fratura grave qual o tempo de recuperacao onde poderei abandonar as muletas?

Carlos Alberto Rey disse...

Best Score: o tempo de recuperação é variável de pessoa a pessoa, mas, como já publiquei anteriormente, a média para recuperação total fica entre 6 meses e um ano. Ainda assim, considerando que não aconteçam complicações como, por exemplo, infecções pós-cirúrgicas.

Carlos Alberto Rey disse...

Ana Leite: a recuperação total média varia entre seis meses e um ano. Você ainda está "dentro do prazo" para ficar plenamente bem.
Faça sua fisioterapia e tenha confiança.

Carlos Alberto Rey disse...

Taise: uma prótese é sempre "diferente" para o nosso cérebro, ainda que seja em uma cirurgia de catarata, quando é implantada uma lente. Demora algum tempo para o cérebro "registrar" que algo está diferente, mas com treino e paciência, vamos acostumando e obtendo adaptação, que demora tempo variável de pessoa a pessoa.

Carlos Alberto Rey disse...

Karina: depende... Minha sugestão é que ela seja avaliada pelo ortopedista para ter segurança de que está tudo bem.

Unknown disse...

Dr. Boa Noite, a exatamente 8meses, fraturei o fêmur direito sem ser exposta, coloquei uma prótese dentro do osso, tenho 4 parafusos um quebrado, mas ainda sinto minha perna frouxa sinto a perna rodar e o p''e nao acompanha ao fazer determinados movimentos, ando de muletas e faço fisioterapia três vezes na semana e hidroterapia 2 vezes na semana. Estou indignado, pois sinto dores constantes apesar de estar tomando remédio. Dr. Porque o osso não cola, mesmo criando muita musculatura ao rdor da fratura, por favor, me ajude, já não sei o que fazer

Carlos Alberto Rey disse...

Admir, minha sugestão: procure conversar com outros especialistas para ter uma ideia melhor a respeito de seu quadro clínico e buscar uma solução definitiva. É provável, pelo que você descreve, que seja necessária alguma correção cirúrgica...

Tais disse...

Olá Dr Carlos, minha sogra faturou o colo do fêmur, e vai passar pela cirurgia. Após a cirurgia, quanto tempo mais ou menos ela deve permanecer no hospital para receber alta? ela tem 60 anos.

Kethlen disse...

Boa noite Dr. Carlos, meu filho de cinco anos fraturou o fêmur da perna direita dia 03-05-2015 perto do joelho, foi para a sala de cirurgia, chegou de tomar anestesia geral, porém só foi feita a tração para colocar o osso no lugar e depois engesso a perna direita toda, metade da perna esquerda e o quadril até a altura do umbigo, a perna direita fica pendurada para fora da cama para fazer tração sozinha, no dia 11-05-2015, o raio X apresentou que o osso havia se desviado um pouco. Nesse caso teria que fazer uma nova tração? Se o osso colar torto terá algum problema futuro? Quais os ricos que ele corre?
Obrigada.

Carlos Alberto Rey disse...

Kethlen: habitualmente não se faz cirurgia em crianças nesta faixa etária, pois a consolidação costuma ser muito boa e com excelente plasticidade, quer dizer, forma-se um calo ósseo que, com o tempo corrige o formato do osso fraturado e somente a tração costuma ser o bastante para isso.
Ainda assim, o acompanhamento do caso precisa ser diário até que se tenha convicção de uma evolução favorável.

Carlos Alberto Rey disse...

Tais: depende do tipo de fratura e do tipo de cirurgia efetuada, além de ser necessário avaliar a presença ou não de alguma complicação.
Não há um tempo pré-determinado.

VAVAF disse...

Dr. Boa Tarde!!!! Por favor, me indique um hospital particular aqui no RJ para que possam retirar a placa do femur do meu pai (85 anos) que deu infecção!!!! Foi colocada em hospital público, há 2 anos atrás. Em média quanto custa esta cirurgia??? O Sr. faz esse tipo de cirurgia??? Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Gisele: ficarei devendo a informação a você, pois não conheço os serviços médicos do RJ.
Sinto muitíssimo.

Unknown disse...

ei doutor eu passei pelo cirurgia no fêmur já tem uns 3 meses já aí eu tô meio já que ja andando aí será que eu posso banhar na piscina banha no rio ???

Carlos Alberto Rey disse...

Kekeu: Só seu médico pode liberar você para suas atividades...

Rogério. disse...

Bom dia Dr Carlos,
Dia 08 de agosto de 2014
cai de uma altura de 3,50 m
resultado tive uma fratura trocantérica o medico colocou uma haste do fêmur ate o joelho tamanho da haste de 50cm próximo do joelho 2 parafusos na ponta da haste e um parafuso grosso na cabeça do fêmur.
Dr. Carlos eu sinto dores constante não consigo andar direito e sinto que minha perna diminuiu, minha fratura já esta consolidada fiquei somente 6 meses pelo INSS me darão alta mas ando num dia e no outro fico de cama devida a dores neste momento estou com dor a pergunta que quero lhe fazer e que eu gostaria de tirar esta haste pois esta consolidada e sinto que ela esta me prejudicando
pois estou limitado tenho 41 anos de idade, por favor me responda estas pergunta e muito importante se precisar posso enviar lhe as fotos das hastes aguardo seu retorno. Fique com Deus.

Carlos Alberto Rey disse...

Rogério: somente um ortopedista poderá lhe ajudar com relação à retirada da prótese. Se você está com dores, sugiro que procure outro serviço de saúde para esclarecer sobre seu problema e resolvê-lo de forma definitiva.
Entretanto, devo lembrar que nem sempre é recomendável retira a "platina" apesar da consolidação óssea.

Unknown disse...

Doutor e possível fazer a retira da haste q c encontra interna no femor... Ou somente dos parafusos...

Mara disse...

Tive uma fratura exposta cominutiva na parte dista do femur direito, junto com a perda da metade da patela e metade do tendao patelar, isso em 12/9/2012, quase 3 anos. Fiquei na traçao antes da 3a cirurgia, na 3a semana de internaçao, hj tenho a flexao do joelho inferior a suficiente para descer um degrau de escada, ou para girar o pé no pedal da bicicleta ou tap pouco para carrer k seja um trotinho de pequenissima distancia. O femur se recusa a consolidar, comparando a radiografia antes da fixaçao da aste com os pinos, os quais nenhum estao na articulaçao do joelho, o femur mesmo com tres anos se recusa a consolidar.No ano passado fiz uma tc k indicou: inicio de formaçao ds calo osseo, mas compara do as radiografias nao se nota mudança alguma nesse rombo k forma um grande V acima do joelho. Nao entendo pa nao consolida uma vez k sxames d calcio e vitami a D estao normais.nao sei o k fazer, tdas as historias k ouço d fratura d femur foram coladas em menos d 1ano, e a minha? O medico disse k se nao colou ate agora nao cola mais, mas sei k essa aste por sorte n apresenta se soltando, afinal deduzo eu k ela nao foi feita para segurar osso kebrado o resto da vida, fico pensando a longo prazo; daqui 15 ou 20 anos, como sera? O joelho sigo na fisio, os kais ja nao kerem forçar pois dizem k doi o braço, é mole! Mas ele melhorou ate aqui e desejo ao menos descer uma rua sem dificuldade, poder girar o pe no pedal da bike k seja e descer a escada normalmente. O que eu faço?????? Pq nao cola? Nem tenho sobre peso, por quê nao consolida? Preciso d ajuda, gostaria d enviar uma imagem da radiografia para exclarecer tdo isso melhor.anciosa pela resposta e obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Fraturas cominutivas sempre têm risco de causar problemas mais prolongados, infelizmente.
A não consolidação, ou a dificuldade de consolidação é um dos mais frequentes.
Minha sugestão é que você procure um tratamento alternativo - como a acupuntura - para auxiliar em sua recuperação, em paralelo com a fisioterapia, que precisará ser mantida pelo tempo que for necessário.
Se você não está contente com o local onde lhe aplicam a fisioterapia, busque outro que possa ser mais adequado, mas sugiro que não pare, pois é um dos melhores recursos para sua recuperação.

Carlos Alberto Rey disse...

Odilon: é preciso analisar cada caso para saber se é possível retirar uma haste ou os parafusos de uma fratura. Só se pode responder analisando cada caso.

MarTerra disse...

Bom dia Dr Carlos, a minha mãe de 77 anos caiu em Abril 2015 e sofreu uma fratura trocanterica e fez cirurgia onde lhe foi implantado duas barras de acho tirania ao longo do fêmur e uma mais pequena para a cabeça do fêmur. Ela partiu o fêmur em dois locais na região abaixa da cabeça do fêmur e já acima do meio do fêmur. dois meses passados ela já se levanta dom auxílio de andarilho. Ela foi a um médico privado onde fez o raio x e o médico disse que estava tudo bem e disse-lhe que deveria fazer fisioterapia e receitou 20 sessões. Ontem ela teve consulta no hospital pelo médico que lhe fez a cirurgia e este disse-lhe que não deveria de modo algum fazer fisioterapia até outubro 2015. A minha mãe que já se sentia bem melhor e tinha mais confiança pois as sessões de fisioterapia davam-lhe confiança para estar fora da cama e andar pela casa com o andarilho sem dor ficou muito triste e em baixo pois não percebe porque o médico a proíbe de fazer fisioterapia..
Então Dr Carlos a dúvida que tenho é deve ou não deve à minha mãe continuar a fazer fisioterapia já que um dos médicos aconselhou-a a fazer é outro que a operou disse-lhe para não fazer fisioterapia até outubro 2015...
Agradeço desde já a sua amabilidade da sua resposta.

Carlos Alberto Rey disse...

Muito difícil opinar sem conhecer o caso em seus detalhes, inclusive avaliação física. A rigor, a fisioterapia sempre tem a intenção de ajudar na recuperação, desde que aplicada corretamente.

Unknown disse...

Ola Dr...
Meu pai ah dois meses quebrou o femur em acidente d moto no qual fraturou o femur... esta tentando se recuperar. Queria saber se eh normal as dores principalment no joelho qndo tenta mexer e o inchaco na cocha? E o prq q ele diz doer tanto qndo mexe... meu pai voltara a andar? Quaia as maneiras d agir c ele para melhor recuperaraçao? Ele tem 65 anos... foi pra o retorno no hospital e o medico dsse q ele começasse a fazer movimentos na perna, maos ele diz sentir muiitaaa dor... e aos poucos, muito pouco mesmo estamos conseguindo fazer pequeninos movimentos? Eh normal? Ele voltara a andar? Essas dores passaram?
Obrigada...

Carlos Alberto Rey disse...

Cidynha: a recuperação de uma cirurgia de fêmur é complexa e de difícil recuperação. Depende de muitos fatores, como estado prévio de saúde, existência ou não de tabagismo, diabetes, vida sedentária, etc, etc, etc.
Não há, infelizmente, como responder suas perguntas, sem conhecer bem o caso do paciente. Mas, tenho certeza de que seu médico está condições de explicar sobre as dores e a recuperação.
Um bom fisioterapeuta também pode ser de grande valia para a adequada recuperação de seu pai. Estimo melhoras em tempo breve!

Unknown disse...

Muito Obrigado dr...
E em relaçao a saude dele o medico falou q eh otima... entao ficarei na torcida pra q sua recuperaçao seja rapida e q as dores passem mais a cada dia...obg.

Unknown disse...

boa noite Dr. Carlos..
fraturei o femur a dois meses atras.. e sinto bastante dore... e ao redor da cicatriz pouca sencibilidade.. e mt dores na regiao do femur e normsl?? e fica as vazes um pouco quente em um dos lados da cicatriz e normal??

Unknown disse...

Bom Dia, no dia 15 de out. de 2013 sofri um acidente e fraturei o femur, radio e una, ate esse momento o meu joelho não dobra, mesmo fazendo fisioteraria, o sr. poderia me dizer alguma coisa a respeito?

Carlos Alberto Rey disse...

James: só teria como dar alguma sugestão se estivesse acompanhando o caso. Entretanto, em linhas gerais, o fisiatra (médico especialista) tem condições para auxiliar você em sua recuperação, que algumas vezes é realmente complicada, afinal é uma fratura do maior osso do corpo...

Carlos Alberto Rey disse...

Mateus: "pode" ser normal, mas é preciso examinar você para que se tenha certeza. Sugiro que passe pelo seu ortopedista para que ele possa lhe orientar.

tiagotol disse...

Boa noite dr.
Meu filho tem 5 anos e começou a mancar da perna direita levamos ao médico e eles acabaram constatando exclerose femonal na cabeça do fêmo dos dois lados e informaram que infelizmente a medicina não tem muito avanços em relação a isto, o tratamento inicial adotado foi engessaram as duas pernas e entre os calcanhares colocaram um pedaço de pau para manter as pernas abertas e travar para que de forma alguma ele ande, gostaria que o senhor me falasse a respeito do diagnóstico sobre o tratamento inicial adotado e sobre esta esclerose com sua experiência o que ela realmente é.....uma duvida depois que engessaram ele reclama de bastante dor nos pés é normal?
Obrigado.

Carlos Alberto Rey disse...

Tiago, o assunto é muito complexo e nada tem a ver com fratura de fêmur. Mas, o que eu posso fazer é sugerir uma leitura para que você se esclareça sobre a provável enfermidade de seu filho. Entretanto, ainda dá para sugerir que você consulte outros ortopedistas para se certificar de que a conduta é correta para o caso dele em particular.

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3244

Carlos Alberto Rey disse...

Perdão, o link correto é este: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA0cEAG/doencas-degenerativas-quadril-joelho

Carlos Alberto Rey disse...

Perdão, o link correto é este: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA0cEAG/doencas-degenerativas-quadril-joelho

Carlos Alberto Rey disse...

Perdão, o link correto é este: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA0cEAG/doencas-degenerativas-quadril-joelho

tiagotol disse...

Obrigado pela atenção, muito boa a matéria.

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Carlos, sofri uma queda no dia 21/05/15 de um andaime e fraturei o fêmur, foi uma trinca na parte esterna da trocantérica bem embaixo dessa ponta no sentido vertical. depois de aguardar a avaliação da equipe que me operaria chegaram a conclusão que a melhor opção era aguardar a recuperação natural. a recomendação foi não colocar carga sobre a perna durante 8 semanas, devo retornar ao ortopedista em 30 dias com a radiografia atual para avaliação. gostaria de saber qual será o tempo de recuperação (correndo tudo bem) já que não houve cirurgia. não sinto dores forte só se fizer movimento brusco, mas as vezes sinto dor no joelho e parte da canela como se fosse reflexo, isso é normal.

Carlos Alberto Rey disse...

Sueleno: o tempo médio de recuperação completa fica em torno de seis meses, quando não há intercorrências.

daniele disse...

Dr minha filha sofreu um acidente uma moto bateu nela e quebrou o fêmur foi colocado extensor há 4 meses foi retirado agora dia 27 só que na alta não me passaram instrução nenhuma deu 2 dias que ela andou ela caiu de cama voltei pro hospital internaram ela mas deram alta no outro dia marcando uma consulta resumindo dr ela esta de cama de novo não consegue colocar o pé no chão e na coxa dela endureceu e cresceu musculo e tem 4 meses que ela não dobra o joelho o que eu faço dr me dê sua opniao

Unknown disse...

Eu me chamo Marcel tenho 16 anos e tive Epifisiolise em 2012 e retirarei os parafusos corre risco de morte ou algo na cirurgia e quanto tempo eu vou poder andar e voltar a trabalhar ?

Carlos Alberto Rey disse...

Marcel, não tema, a retirada dos "parafusos" há de ser simples e sua recuperação rápida!

Carlos Alberto Rey disse...

Daniele, sugestão: procure um ortopedista e um fisioterapeuta para receber instruções de como proceder com sua filha.

Unknown disse...

Dr. sofri uma fratura de diáfise de fêmur direito a 120 dias, fiz muitas seções de fisioterapia e varias radiografias, me sinto muito bem, porem as vezes eu manco um pouco, o que pode ser.

Carlos Alberto Rey disse...

Márcio, o mais provável é que seja alguma adaptação funcional passageira. Isso pode durar alguns meses.

Mônica silva disse...

Dr boa noite,
Minha irmã fraturou o femur a três meses atrás, fez cirurgia e colocou três pinos, hoje para nossa surpresa fraturou novamente, sem mais nem menos, não caiu, um pouco abaixo da fratura antiga, o que aconteceu? Pode me explicar?
Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Mônica, estas situações são incomuns e têm vários fatores que podem ser a causa.
Por exemplo a instabilidade produzida pela própria cirurgia, infecção no local da instalação das placas, osteopenia, osteoporose e por aí vai.
Para afirmar a causa do caso de sua irmã é preciso conhecer o caso clínico e saber como ela está evoluindo no pós-operatório.

Unknown disse...

Após um ano de colocar uma placa no fêmur, tive q retirá-la por conta de uma infecção (Osteomielite Crônica). Faz 15 dias da cirurgia de retirada da placa e limpeza, ainda sai um pouquinho de pus após espremer muito em torno da fístula. A medicação q tomo é:
Ciprofloxacino 500mg 1 comprimido de 12/12 hs e Clindamicina 300mg 2 comprimidos de 6/6 hs durante 1 mês, será q o tratamento num tá curto?
Obs: O osso tá consolidado.

Carlos Alberto Rey disse...

Robério: talvez você tenha razão. Mas, acredito que basta conversar com seu médico para esclarecer sua dúvida.

Unknown disse...

Dr., Boa tarde. Fiz a cirurgia há 4 dias, foi colocada uma haste de titânio e dois parafusos. Foi fratura cominutiva, na qual o maior pedaço solto foi de 5cm. O médico falou pra eu tentar andar de muleta o quanto antes. Comecei a dar uns passos com muleta. Ele não prescreveu fisioterapia antes de 30 dias. Minhas dúvidas: Para o calo ósseo, o corpo aproveita o pedaço que ficou solto ou vai reconstruir novamente? É necessário fisioterapia? O médico falou que em cerca de 30 dias não irei precisar das muletas, então irei andar sendo sustentado apenas pela haste? Passar de 6 meses a 1 ano andando com grande ajuda da haste não pode causar o deslocamento desta? Ele também não passou qualquer medicamento, apenas dipirona. Falou que vai avaliar daqui a 30 dias. Obrigado!!!

Carlos Alberto Rey disse...

Adriano: "reconstrução" óssea acontece em crianças na primeira infância. Adultos não possuem mais esta "prerrogativa"; é necessária a fisioterapia (sempre); quanto a hastes e muletas, depende de cada quadro; com relação à retirada de parafusos é a mesma questão - ou seja, depende de cada caso.
Saudações e boa recuperação!

·•·•†ä†y ·•·• disse...

Boa tarde Dr. Carlos!

Me chamo Tatiane, há quatro meses sofri um acidente de moto e fraturei o fêmur, Fratura SUPRAINTERCONDILEANA do fêmur direito exposta grau III, fui operada com placa 95º tenho oito parafuso no joelho e um na tíbia prq a mesma trincou.
A minha patela ainda não voltou para o lugar, ela esta um pouco acima do joelho é como se estivesse pregada, ela move um pouco para os lados, mas para baixo e para cima ela não mexe
gostaria de saber se com o tempo ela volta para o lugar ou vai ter que fazer algum procedimento? Por que só vou passar pelo medico que fez a cirurgia no final de agosto e esse probleminha ta me tirando o sono.

Desde já agradeço!

Carlos Alberto Rey disse...

Taty: minha sugestão é que você procure antecipar sua consulta com o ortopedista. Só examinando e fazendo exames complementares para lhe dar uma conduta.

Unknown disse...

Bom día sofri um acidente de moto no día 9/9/14 fiz a cirugía treinta días depois ja estou andando e poucas Dores Manco um pouco más, ja posso voltar a trabalhar tem algún risco? Tenho 36 anos

Carlos Alberto Rey disse...

Anderson, somente seu médico pode lhe responder sua pergunta.

Unknown disse...

Ola Dr.Carlos
Sofri um acidente de moto tenho 35 anos 1.70 e estava com 113kg na epoca, depois do acidente ja eliminei mais de 20kg, fraturei o fêmur direito, quebrei em tres partes uma no meio do ossoacima do joelho e duas no sentido do comprimento no trocanter maior, fiz uma primeira cirurgia foi colocado uma placa,depois de 15 dias fiz a segunda
O Dr. optou em colocar uma haste. 2 parafusos e amarração.Dia 29/05/2015 fez um ano, fui conseguir sentar na cama depois de 4 meses. com 5 meses comecei as sessões de fisioterapia. Foi ai que começaram quadros de infecção que ate hoje não secam, minha perna esta totalmente rigidao joelho não dobra, ja ando com andador, mas sinto muitas dores, o osso esta ate que se consolidando bem. mas a parte muscular que esta mais dificil.
Alem da fisioterapia existe outro metodo que sinta menos dor muscular e possa recurar o movimento?

Unknown disse...

Boa noite. Sofri um acidente e tive fratura exposta de tíbia, consequentemente passei por cirurgia para implantação de pino intramedular, recuperei todos os movimentos porém após algum tempo surgiram dores no quadril, joelho e no local da fratura. Minha dúvida é se o meu caso se enquadra na receita federal como deficiência para que eu possa ter direito aos descontos para compra de veículo e a carteira de habilitação especial!?

Carlos Alberto Rey disse...

Vitor: teoricamente, sim. Mas, é necessário o parecer de um médico credenciado pelo DETRAN para abalizar suas possibilidades neste caso.

Carlos Alberto Rey disse...

Ve Alves: minha sugestão é que você procure o auxílio da acupuntura.

Kanna Kamui disse...

Boa noite, Dr. Carlos!
Meu nome é Luyara, tenho 22 anos e sofri um acidente, cai sobre a perna direita em meio a uma corrida e fraturei o fêmur (fratura na vertical, vindo do joelho - onde bati - até o meio da perna).
Contudo, a fratura não teve desvio e o tratamento foi com tala gessada sem pisar. O osso calcificou e tirei o gesso tem 5 dias, porém continuo sentindo dores e minha perna não dobra de forma alguma! É normal sentir dores assim, mesmo estando o osso calcificado? E essa falta de mobilidade (fiquei com o gesso 4 semanas) é normal? Se sim, demora para recuperar?
Desde já agradeço!!
Att, Luyara.

Carlos Alberto Rey disse...

Luyara: é difícil dar um parecer sem conhecer adequadamente um caso clínico, mas "parece" que há algo errado na evolução do seu quadro. Minha sugestão é que você procure a ajuda de outro ortopedista, para saber se realmente há algo de errado com sua recuperação.

Unknown disse...

Dr., como falei acima, tenho uma haste intramedular e dois parafusos no meu fêmur esquerdo. Quando fui fazer um densiometria, foi feita no femur sem a haste. Minha dúvida, o fato de ter que ficar com a haste para o resto da vida não irá enfraquecer o colo do meu femur esquerdo? Afinal, parte do impacto que recebo irá se dissipar na hasta, e não no femur.

Unknown disse...

Olá Dr. Carlos, boa noite!
Meu filho tem 9 anos, o mesmo quebrou o fêmur bem no meio da coxa, no dia 27/05, no mesmo dia colocou a tração, depois de 20 dias teve alta e voltou para casa com o gesso da cintura para baixo, as duas pernas engessadas, sendo que a não fraturada até o joelho e um ferro entre as duas coxas. O médico disse que deveria retirar o gesso com 21 dias, mas, quando chegamos no hospital para retirá-lo, foi feito um raio-X e o médico que abalizou disse que ele teria de ficar mais 30 dias com o gesso.
Eu estou muito preocupada e angustiada, não consegui marcar o retorno com o médico que estava acompanhando ele no hospital, fiz várias perguntas para o médico que nos atendeu no dia do retorno e ele só me disse que o osso estava consolidando e que ele deveria comer bastante para ajudar na recuperação.
Preciso tirar ele da cama pelo menos uma vez por dia para arrumar os lençóis, além dos movimentos para realizar todas as atividades do cotidiano que eu o auxilio na própria cama, ele não para quieto e eu tenho medo que esses movimentos atrapalhem na sua recuperação.
Por favor, o que o Senhor pode dizer-me, pelo seu conhecimento esse procedimento é normal, esse tempo todo com o gesso é normal?
Grata pela atenção!
Raquel Alves

Carlos Alberto Rey disse...

Raquel: esta é uma conduta habitual para a faixa etárea de seu filho. Entretanto, sempre sou favorável a dizer que é bom pedir a opinião de mais um médico, quando temos dúvidas no andamento de um quadro clínico qualquer.

Carlos Alberto Rey disse...

Adriano: há casos em que os ortopedistas recomendam a retirada da haste, há outros casos em que a haste precisa ser mantida. Quando o caso é manter a haste, os prós e os contras são analisados e, certamente, a questão da densidade óssea também entra na equação.
Assim sendo, não há razão para preocupar-se com este detalhe se seu ortopedista recomenda manter a haste intramedular.

Unknown disse...

Olá novamente!
Primeiramente, obrigada pela atenção, e depois, mais uma perguntinha, é necessário o uso de muletas e fisioterapia na recuperação em todos os casos?
Obrigada novamente!

Carlos Alberto Rey disse...

Raquel, de forma geral estes instrumentos são grandes auxiliares na recuperação da fraturado maior osso de nosso corpo.