Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Televisão no quarto e aumento de peso


Ter televisão no quarto é associado com obesidade.

Um estudo europeu, então, testou se esta associação é mediada por qualquer um dos seguintes:

1. O tempo gasto assistindo televisão,

2. A duração do sono,

3. O nível de atividade física ou (iv) o consumo de refrigerantes. Os dados foram de 7.234 meninos e meninas com idades entre 10-12 anos nos países europeus envolvidos no “European Energy balance Research to prevent excessive weight Gain among Youth” (Bélgica, Grécia, Hungria, Países Baixos, Noruega, Eslovênia e Espanha).

A circunferência da cintura, altura e peso foram medidos.

A presença de uma televisão no quarto, o tempo gasto assistindo televisão, a duração do sono, atividade física e o consumo de refrigerantes foram avaliados por meio de questionários padronizados.

Quase 40% das crianças tinham uma televisão no quarto, com o maior percentual entre as crianças húngaros (65%) e menor para as crianças, eslovenos, espanhóis e belgas (todos ≈ 28%).

A televisão no quarto foi positivamente associada com o tempo gasto assistindo televisão, o consumo de refrigerantes e excesso de peso e obesidade (todos P <0,001).

A relação entre a televisão no quarto e as medidas de antroprometria foi parcialmente mediada pelo tempo total gasto assistindo televisão, mas não pela duração do sono, atividade física e consumo de refrigerantes.

A forte associação entre uma televisão no quarto e obesidade foi, pelo menos, parcialmente mediada por tempo gasto assistindo televisão.

A grande proporção de estudantes europeus com uma televisão no seu quarto é motivo de preocupação.

Os pais devem estar cientes das potenciais consequências ao colocar uma televisão no quarto de uma criança e as crianças devem limitar seu tempo na frente desse aparelho.

Fonte: Pediatric Obesity

Nenhum comentário: