Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Riscos de Autismo


As circunstâncias perinatais adversas têm sido associadas com o aumento do risco de autismo nos filhos.

Mulheres expostas à experiência de abuso infantil apresentam mais circunstâncias perinatais adversas do que as mulheres não expostas.

Entretanto, ainda não se sabe se o abuso materno está associado com o autismo nos filhos.

Um recente artigo buscou se a exposição materna ao abuso na infância está associada com risco de autismo nos filhos e se esse possível aumento do risco é explicado por uma maior prevalência de circunstâncias adversas perinatais.

Entre essas circunstâncias foram incluídos toxemia, baixo peso ao nascer, diabetes gestacional, aborto induzido anterior , abuso por parceiro íntimo, idade gestacional menor que 37 semanas, uso de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (antidepressivos), uso de álcool e tabagismo durante a gravidez.

Foi utilizado o “ Nurses 'Health Study II”, uma "população" de 116.430 mulheres.

Os participantes foram enfermeiras com dados sobre abuso infantil e status autismo de suas crianças.

Os controles foram selecionados aleatoriamente entre os filhos de mulheres que não relataram autismo nos filhos (os participantes incluídos foram 451 mães de crianças com autismo e 52.498 mães de crianças sem autismo).

A desordem do espectro do autismo nos filhos foi avaliada pelo relato materno e validada com o “Autism Diagnostic Interview-Revised”.

A exposição ao abuso foi associada com aumento do risco de autismo em crianças de uma forma linear crescente.

O nível mais alto de abuso foi associado com maior prevalência do autismo e com o maior risco para o autismo ajustados para fatores demográficos.

Todas as circunstâncias perinatais adversas, exceto baixo peso ao nascer, foram mais prevalentes entre as mulheres abusadas na infância.

Ajustada para fatores perinatais, a associação de abuso infantil maternal com autismo nos filhos foi ligeiramente atenuada.

Foi, então, identificada uma associação entre a exposição materna ao abuso na infância e risco de autismo na geração seguinte.

Circunstâncias perinatais adversas representam apenas uma pequena parte desse risco aumentado.

Fonte: AMA Psychiatry.

Nenhum comentário: