Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Salmoneloses



A salmonelose é uma infecção alimentar causada por uma bactéria que produz uma enterotoxina, responsável pelos sintomas.

A bactéria causal invade localmente a mucosa do intestino delgado, mas só raramente se espalha para outros órgãos, como acontece com a salmonela do tifo, sua aparentada. Afeta mais frequentemente as crianças pequenas e as pessoas idosas.

A salmonela (bactéria causal) coloniza quase todos os animais domésticos, especialmente as aves, sem provocar sintomas neles, e daí é transmitida aos homens.

A salmonelose é causada pela Salmonella enterica quando ingerida juntamente com a comida (inclusive folhagens, verduras e frutas mal lavadas) ou água contaminada com fezes de animais como bois e galinhas ou por meio de ovos ou carnes de aves mal cozidos.

A sua existência fora do corpo é facilitada quando há temperaturas mais altas, como ocorre nas regiões subtropicais e tropicais que, por isso, são as mais afetadas.

Na maioria das vezes a Salmonella enterica fica restrita ao intestino e causa aí os seus sintomas principais: diarreia intensa, às vezes com sangue, cólicas e outros sintomas abdominais.

Além da diarreia podem surgir, abruptamente, sintomas como fortes náuseas, intensos vômitos, febre alta, calafrios, dores de cabeça e mal estar.

Se houver complicações e a bactéria atingir outros órgãos, podem aparecer novos sintomas, como dor nas articulações, dificuldade de urinar e inflamação nos olhos.

Embora raramente, pode ocorrer septicemia (disseminação da bactéria pelo sangue), que é uma situação grave e que pode levar à osteomielite, artrite ou endocardite.

O diagnóstico de suspeita deve ser clínico, baseado principalmente no histórico alimentar do paciente, mas o diagnóstico de certeza é feito por cultura de amostras de fezes em meio específico e análises microscópica e bioquímica.

Conforme o caso requeira, podem ser também colhidas amostras de sangue ou líquor.

O diagnóstico diferencial deve ser feito com outras doenças assemelhadas, como colite ulcerativa, gastroenterite viral ou disenteria amebiana.

O tratamento básico é o de suporte do paciente, com ênfase especial na rehidratação.

Podem ser usadas medicações sintomáticas (antieméticos, antitérmicos, analgésicos, etc.).

A salmonelose tende a resolver-se espontaneamente no prazo médio de uma semana. Nos casos mais graves pode ser necessário usar antibióticos.

Como prevenir a salmonelose?

•Só consumir leite de procedência confiável ou que tenha sido previamente fervido ou pasteurizado.

•Dê preferência aos alimentos que tenham sido submetidos ao calor. Quanto aos outros, lave-os bem antes de comê-los.

•Em bares ou restaurantes, evite saladas, maioneses e outros alimentos crus.

Nenhum comentário: