Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sorrir



Quando se vê um sorriso autêntico percebe-se que a pessoa que sorri está feliz ou com sensação de bem-estar.

As áreas cerebrais responsáveis pelos dois fatos são as mesmas. Assim, ao sermos agradados emitiremos respostas automáticas produzidas por determinadas áreas do cérebro, que na verdade "organizam" movimentos faciais e orgânicos em geral de modo automático, sem que precisemos realmente "pensar" para provocar o sorriso ou a expressão de bem-estar.

Fazemos, então, uma espécie de associação do sorriso com o bem-estar!

Assim, como fazemos esta associação, ao "estamparmos" um sorriso no rosto, podemos conseguir mudar nosso estado de espírito. Assim como, ao vermos alguém com aparência de felicidade, normalmente nós nos deixamos contagiar por esta felicidade.

E este fenômeno é explicável: ao vermos um sorriso, uma determinada área do cérebro faz a associação com o bem-estar e os chamados neurônios-espelho, que nos fazem repetir automaticamente ações ao nosso redor, acionam as mesmas áreas cerebrais responsáveis pelo nosso próprio sorriso.

Então, ver alguém sorrido pode ser o bastante para que nós nos sintamos melhores, também! Mas, esta é uma postura exterior, pois internamente nós sabemos nossos estado de espírito e se estamos realmente bem ou não.

De qualquer modo, podemos afirmar que bem-estar gera bem-estar e, em função disso, nós nos sentimos melhor quando estamos junto a pessoas que irradiam bem-estar.

Nenhum comentário: