Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

Programa de Peso



Mais um passo para ajudar no emagrecimento: procure um médico, de preferência um endocrinologista!

Este é o especialista capaz de entender qual pode ser a origem do problema a ser enfrentado para o tratamento da obesidade.

Podem ser várias as causas do excesso de peso, como um problema na tireóide, erro na alimentação, absoluta falta de aticidade física.

Enfim, um estudo adequado pode esclarecer como atuar em cada caso e dar a diretriz para a solução.

O endócrino (como é chamado este especialista habitualmente) pode descobrir e ajudar a tratar compulsão alimentar, com auxílio de medicamentos, corrigir maus hábitos alimentares (CID Z59.4), avaliar a tireóide e, em caso de problema com ela, tratá-la, além de eventualmente encontrar algum outro problema metabólico que justifique a elevação do peso.

Mais uma vez, não se iluda: não há fórmulas mágicas que fazem você emagrecer sem esforço.

Aliás, cuidado com elas! Há até clínicas que prometem emagrecimento com vários recursos, mas não fazem a avaliação completa do paciente. Apenas prescrevem medicamentos, sem adequado acompanhamento e sem orientação nutricional e física adequada para cada caso.

O tratamento do paciente com elevação do peso exige consciência de que é uma tarefa a longo prazo envolvendo os profissionais aptos a ajudá-lo e ele mesmo, o paciente, para que aconteça o sucesso da intervenção.

O médico capacitado para isso precisa ser figura participante no trabalho, acompanhando clinicamente o paciente passo-a-passo.

Sem pressa e com persistência!

É necessário acompanhar, também, os fatores paralelos da obesidade, como a hipertensão arterial e eventualmente o diabetes, que geralmente fazem parte da Síndrome Metabólica provocada pelo acúmulo de gordura na região do abdomen e pelo excesso de peso.

Enfim, tratamento de obesidade sem médico acompanhando, não é um tratamento adequado e tem chance de trazer mais problemas do que solução!

Nenhum comentário: