Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fobia Social




Trata-se, a Fobia Social, de um conjunto de manifestações corporais e comportamentais de medo, notadamente medo da exposição ao julgamento do outro.

Os medos principais na Fobia Social são, por exemplo, medo de falar em público, de aparecer, de expressar as idéias, mostrar alguma obra pessoal e assim por diante.

Por isto que a pessoa pode esquivar-se de compromissos, ou cumpri-los às custas de grande estresse.

Esta, na verdade, é conseqüência do medo. Repercussões no equilíbrio da saúde são freqüentes, como excesso de suores, contraturas musculares, dores na nuca e ombros, cefaléia, diarréia, mãos frias e manifestações de gastrite, que poderão agravar-se dependendo da freqüência, intensidade e duração a que o indivíduo estiver exposto.

Muitas perdas estão relacionadas ao rendimento nas atividades escolares, na apresentação de trabalhos em grupo, nas próprias reuniões de grupo e em seminários.

Por evitar a exposição, a pessoa passa a postergar atividades importantes gerando acúmulo de trabalhos e outras dificuldades que terão que ser solucionadas obrigatoriamente no futuro.

Na questão de encontrar estágios e empregos, a fobia social poderá ser trágica, pois freqüentemente, e cada vez mais, nos processos seletivos usam-se recursos de dinâmica de grupo, onde a capacidade de relacionar-se e integrar-se são fundamentais.

Nesta hora o curriculum vitae perde todo seu valor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade!
Só quem passa por isso sabe o quanto é difícil conviver com a fobia social.