Pesquisar este blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

Permissão



Seja criterioso/a ao colocar fotos e vídeos na Internet

Tenha sempre presente que todos os conteúdos que publicar podem ser usados ou linkados noutros contextos sem a sua autorização expressa. Evite publicar fotos ou vídeos que o/a possam prejudicar no presente ou futuro. Os conteúdos podem ser vistos por qualquer pessoa, familiares, professores, actuais ou futuros colegas de trabalho.

Assim que publique uma imagem ou um filme na internet, estes ficarão sempre disponíveis através das muitas ferramentas de arquivo existentes na internet, mesmo que os apague. Até lá, as imagens e videos podem ser copiados, cortados, manipulados e republicados na internet, fora do seu contexto original, por qualquer utilizador mal intencionado. Preserve a sua imagem.

Este texto foi retirado de um site que aborda segurança na internet, para deixar mais claro o problema de exposição de imagens, quando as publicamos.

É para esclarecer quem, porventura, venha a reclamar de imagens copiadas de sites que não discriminam direitos autorais, como fazem muitos profissionais de imagem, ao ter o cuidado de deixar claro a questão de que o que fazem PERTENCE a eles e literalmente bloqueiam o acesso a cópias.

Copiar imagens e divulgar na internet NÃO É CRIME, desde que não se altere o contexto de sua publicação, desde que não se faça uso indevido do que venha a ser usado ou que se promova difamação utilizando a imagem.

Nenhum comentário: