Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tireóide




Antiperoxidase

Quando estes exames dão um resultado maior do que o referencial, significa que a pessoa está produzindo anticorpos que atuam contra a própria tireóide.

Esta pode ser uma doença genética, mais comum entre mulheres, conhecida como Tireoidite de Hashimoto.

Não se assuste. Não é nenhum bicho de sete cabeças: esse bicho tem, no máximo, três cabeças! Vou explicar direitinho para você.

A produção de anticorpos contra tireóide, é uma das principais causas de hipotireoidismo.

Com o tempo, de tanto seus anticorpos "atacarem" tua tireóide, ela acaba inflamando, e começa a produzir uma quantidade de hormônios inferior do que a normal. O tal hipotireoidismo.

Se você possui uma contagem alta destes anticorpos, mas teu TSH está normal, significa que você ainda não desenvolveu o hipotireoidismo. Se teu TSH estiver já estiver alto, você já desenvolveu o hipotireoidismo. Se você fez estes exames, provavelmente fez o de TSH também. Dá uma olhada nele!

Se você já tiver o hipotireoidismo, provavelmente o médico irá te prescrever levotiroxina sódica (que nada mais é do que o hormônio que a tireóide produz). Você tomará todos os dias pela manhã, em jejum, 30 minutos antes do café da manhã.

Se você ainda não tiver hipotireoidismo, o médico poderá optar por duas alternativas:

- apenas acompanhar a sua situação com exames regulares e te medicar apenas quando você desenvolver o hipotireoidismo;

- já lhe dar medicação (levotiroxina sódica) deste agora, para prevenir que tua tireóide chegue a inflamar. Neste caso, também são necessários exames regulares.

Tem cura?

Não!

O sistema imunológico tem "memória" e uma vez que produz anticorpos contra algo, produz para sempre.

É grave?

Não!

Realizando exames regulares e tomando a medicação indicada pelo teu endocrinologista, teus níveis hormonais permanecerão sempre normais e você não terá nenhum sintoma desagradável. Vida normal.

Leve este exame para um endocrino e veja qual tratamento ele acha mais adequado para você.

Em tempo: a Tireoidite de Hashimoto não é, de maneira nenhuma, um *tipo* de hipotireoidismo. Ela é uma doença auto-imune que *causa* hipotireoidismo.

Nem todas as pessoas que tem Tireoidite de Hashimoto já desenvolveram o hipotireoidismo, embora seja quase certo que desenvolverão, mais cedo ou mais tarde.

Nenhum comentário: