Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Neurodermatite




Dermatite atópica (ou eczema atópico) é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam.

Geralmente, elas se localizam na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo das crianças maiores e dos adultos.

A dermatite atópica pode estar associada a outras atopias, como bronquite, asma e rinite, por exemplo.

A neurodermatite ou dermatite atópica é uma das doenças de pele mais frequentes no Brasil, sendo que o levantamento dermatológico da Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que é a décima primeira doença entre as vinte e cinco doenças de pele que atinge cerca de 2,4% dos brasileiros.

Falando de crianças e jovens até quatorze anos, o percentual sobe para 13,7%, passando para o segundo lugar, atrás apenas da acne, quatorze por cento do total.

Os principais sintomas são: pele seca, muito sensível, eczemas inflamatórios (como se vê na imagem acima) e coceira intensa.

As crises são desencadeadas pelo contato com produtos químicos, de higiene e limpeza, por exemplo e com superfícies e roupas ásperas, além de calor ou frio.

Infecções, tensão e sobrecarga emocional podem causar o problema.

O estresse é um fator importantíssimo para o agravamento da dermatite atópica.

É importante prestar atenção naquilo que pode ser o agente causador desta doença para tentar afastar ou controlar o quadro.

Nenhum comentário: