Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Síndrome do 'comer noturno'




A síndrome do comer noturno é uma alteração mista entre transtorno do sono e transtorno do humor. Tipicamente, os pacientes comem à noite mais da metade das calorias totais que usam ingerir nas 24 horas, mas mesmo pacientes que comem normalmente durante o dia podem ter o transtorno.

Às vezes, eles comem à noite numa espécie de estado sonambúlico, durante o qual “atacam a geladeira” e depois de acordados não se lembram do que fizeram. Depois de comerem, podem pegar no sono novamente e voltar a acordar uma ou mais vezes durante a noite, só conseguindo voltar a dormir se comerem novamente.

Pela manhã, perdem o apetite e alimentam-se pouco, o que pode gerar um estado de fraqueza, mudança de humor e ansiedade ao longo do dia.

A tríade sintomática característica desta síndrome foi inicialmente descrita como:

1. Hiperfagia.

2. Insônia.

3. Inapetência durante o dia.

Não há uma causa específica estabelecida. Ao contrário de muitas condições psicológicas, aqui não há uma tendência genética para o aparecimento desta condição.

A síndrome do comer noturno envolve alterações da química cerebral, do hormônio melatonina (hormônio que regula o sono) e da leptina (proteína que suprime o apetite), entre outros.

Ela é caracterizada por excessos alimentares que geralmente ocorrem pela madrugada, longe da censura das demais pessoas, acompanhados de perda do controle e de sentimentos posteriores de culpa.

Os pacientes com síndrome do comer noturno em geral ingerem à noite uma quantidade de alimento maior do que durante o dia, com preferência por alimentos gordurosos e ricos em carboidratos. Apresentam também uma piora de humor à noite.

Não existe um tratamento específico para esta síndrome.

Indica-se psicoterapia cognitivo-comportamental e medicações para corrigir a insônia e melhorar o humor. Enquanto o transtorno não seja corrigido, uma providência pode ser deixar à mão, durante a noite, opções alimentares leves, como gelatina diet, por exemplo.

Como prevenir a síndrome do comer noturno?

• Alimente-se adequadamente durante o dia.

• Faça atividades físicas regulares e tenha hábitos de vida saudáveis.

• Cuidado com as dietas restritivas, porque elas podem aumentar a fome noturna.

Como evolui a síndrome do comer noturno?

A síndrome do comer noturno pode levar à obesidade e ao diabetes tipo 2 e às suas possíveis complicações.

Nenhum comentário: